Inbound Marketing combina estratégia de marketing de conteúdo e tratamento de leads, a fim de mover gradualmente os potenciais compradores através de seu funil de vendas.
Inbound Marketing bem-sucedido pode gerar leads qualificados e reduzir o ciclo de conversão de leads em clientes.
Antes de falar sobre o Inbound Marketing é melhor explicar brevemente o que é. O marketing de entrada foi gerado em resposta a uma tendência que estava ocorrendo no qual, os clientes procuram as marcas e não o contrário, esta realidade não é intrusiva e criar estratégias que tem como foco mostrar aos clientes seus produtos é a chave de estratégias bem definidas.
As ações tomadas são uma combinação de técnicas online, resultando em:
- Um aumento no tráfego qualificado no site.
- Aumento da taxa de conversão de leads.
- Aumenta a conversão das ligações a novos clientes.
- Finalmente, há uma melhoria da reputação online da empresa.
O Inbound marketing é baseado em três elementos principais: SEO, marketing de conteúdo e marketing de mídia social, e como já disse, são parte de uma rede e são parte de uma estratégia global que combina todas as ações, e canais de comunicação com técnicas para melhorar a reputação da marca e para atingir os objetivos definidos.
Até agora, mais ou menos, sabemos que, basicamente, o que é o Inbound marketing, mas agora temos que definir a estratégia global, e para isso devemos seguir cinco passos básicos que definem todo o plano estratégico para atingir metas.
Passo 1. Estabelecer um plano
Neste primeiro passo é definir toda a estratégia de Inbound marketing, definição de ações a serem executados, um plano de marketing de conteúdo, SEO e atividades de mídia social, todos com o objetivo de obter o reconhecimento da marca e proporcionar o conhecimento do produto. Não só isso, mas essas ações serão a base que irão fazer as apresentações restantes, daí o fracasso desta primeira etapa pode jogar toda a estratégia global por água abaixo.
Passo 2. Obter alcance e impacto
Nesta etapa começamos a implementar as ações previstas, e a primeira coisa é olhar pela luneta e o impacto nos mecanismos de busca e, em seguida, a implementação de estratégias de mídia social através da participação em redes sociais que melhor se adequam a nossa identidade como uma marca e do público-alvo para os nossos produtos. As fórmulas são variadas e, depende muito dos objetivos da empresa em anunciar e promover o conteúdo, compartilhamento em perfis de redes sociais, a criação de um blog corporativo, onde você escreve o conteúdo previamente definido.
A chave para esta fase é medir e controlar as ligações internas para promover SEO, o número de seguidores nas redes sociais, e os visitantes para a Web oublog corporativo.
Passo 3. Agir
É hora de agir, porque conseguimos atraí-los para o nosso site e, portanto, temos a conversão (leads), é o tempo que pode ocorrer na decisão de compra. Para conseguir esse lead o nosso conteúdo deve ser relevante, atraente, oferecendo experiências e, acima de tudo, devemos deixar em aberto o canal de comunicação com o usuário para futuros contatos. O objetivo é fazer com que os visitantes do site ou blog corporativo se levem (clientes em potencial).
Nesta fase deve se basear no envolvimento alcançado: conteúdo compartilhado, comentários, gostos… E, por outro lado, também é importante controlar o tempo de permanência em que o usuário fica no blog corporativo ou site.
Passo 4. Conversão
Agora é a hora de converter o lead em cliente e produzir a compra por parte do usuário, entra em ação o e-commerce e, claro, tem uma influência importante sobre preço e promoção do produto. É necessário disponibilizar todas as ferramentas e os processos necessários para facilitar que o cliente tenha uma experiência de compra satisfatória, durante e após as vendas e depois (atendimento ao cliente).
O objetivo é que o lead que se converteu em cliente seja mantido. A medida, nesta fase, é fácil de adivinhar, pois está relacionado às vendas: vendas produzidas, rendimento.
Passo 5. Engajamento
No final do processo tem que se produzir o envolvimento do cliente. Um cliente satisfeito é a chave para o marketing de mídia social, e assim estaremos prontos para uma repetição de compra, e também o início de mais uma ação de marketing muito importante: “o boca a boca”.
Estes cinco passos são simples e elementares no processo de Inbound marketing, mas se você olhar para os objetivos de cada fase, percebemos que é muito importante coordenar as ações de SEO, marketing de conteúdo e marketing de mídia social.
Fonte: www.conversandocomclientes.org (Bruno de Souza)