A Folha ultrapassou no último final de semana a marca dos 900 mil fãs em sua página no Facebook.
Com isso, o jornal consolida sua posição como um dos mais seguidos do mundo na maior das redes sociais --uma relação encabeçada por publicações como o britânico "The Guardian", o americano "The New York Times" e o indiano "Times of India".
A página da Folha no Facebook publica vários links para reportagens, posts de blogs e vídeos, incentivando o debate de diversos temas entre os seguidores.
O jornal foi o primeiro a adotar a "linha do tempo", implantada neste ano pelo Facebook. Com isso, é possível conferir os destaques dos 91 anos de história da Folha.
E, desde ontem, os blogs da Folha exibem tanto os comentários feitos no site do jornal quanto os escritos nos respectivos posts linkados dentro da rede social.
O Facebook já tem no Brasil sua segunda maior base de usuários, segundo a SocialBakers, empresa de marketing digital que monitora os números da rede social. São 46,3 milhões de pessoas usando a rede no país.
A liderança é dos EUA, com 157 milhões. Depois do Brasil, aparecem Índia (45,8 milhões) e Indonésia (42,2 milhões).
Além do Facebook, a Redação da Folha mantém perfis em outras redes sociais, como oTwitter e o Instagram.
Foi no Instagram que o jornal promoveu no último final de semana um concurso de fotos sobre a Virada Cultural, que levou milhões de pessoas às ruas de São Paulo.
As redes sociais se somam a diversos outros canais criados dentro da Folha.com para aumentar a interação entre os leitores e o jornal.
O último deles, implantado no mês passado, é o "Paute a Folha", um formulário que permite ao internauta enviar uma sugestão de reportagem sobre algum tema destacado pela Redação.
Graças a essa nova ferramenta, foram respondidas várias dúvidas de leitores sobre as mudanças em curso nas taxas de juros cobradas pelos bancos, em duas edições do Folhainvest.
Além do "Paute a Folha", há vários outros caminhos para interagir com o jornal, agrupados no Painel do Leitor.