quinta-feira, 18 de agosto de 2011

36% perdem tempo na internet, diz pesquisa

Por Elisa Tozzi de Você S/A



MOTIVAÇÃO EM BAIXA

40% PROCURAM UM NOVO EMPREGO DURANTE O EXPEDIENTE.

20% ESTÃO INFELIZES COM O TRABALHO E NÃO SE CONCENTRAM.

18% GANHAM MAL E ENROLAM.

A falta de significado no trabalho pode desmotivar os profissionais e fazer com que adiem ao máximo a realização de tarefas. Quem não se sente realizado não se concentra e usa mal o tempo. Os gestores devem tentar ajudar esses funcionários e mapear se estão no setor errado, por exemplo.

QUANTO TEMPO VOCÊ USA LENDO, RESPONDENDO E CLASSIFICANDO E-MAILS?

1 hora > 32%

2 horas > 24%

3 horas > 11%

O tempo gasto para administrar e-mails varia de acordo com a atividade de cada um.

Mas, na média, um profissional que separa de 45 minutos a 1h15 consegue fazer essa tarefa com tranquilidade.

Christian aconselha: "Tenha um bom filtro anti-spam, veja suas mensagens apenas a cada 2 horas, escreva pouco e objetivamente e coloque como meta manter sua caixa de entrada limpa".

VOCÊ DEIXA TUDO PARA A ÚLTIMA HORA?

57 % DIZEM QUE ÀS VEZES DEIXAM TRABALHO PARA DEPOIS.

12 % AFIRMAM QUE SEMPRE PRORROGAM OS DEVERES.

35 % REVELAM QUE NUNCA ADIAM AS TAREFAS

Deixar para resolver os assuntos no último minuto pode ser visto como uma característica cultural do brasileiro.

Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Triad PS, com 1 502 respostas, mostra que apenas 28% dos americanos admitem procrastinar - o verbo é este mesmo -, na linguagem popular, empurrar com a barriga.
 
MEU CHEFE NÃO USA BEM O TEMPO PORQUE...

36% reclamam que o gestor não sabe se planejar.

21% afirmam que o líder gera urgências na equipe.

21% dizem que o chefe perde tempo com bobagens.

Um gestor que não sabe administrar bem o tempo prejudica a equipe e a empresa. "Chefes desorganizados criam equipes desorganizadas, mesmo que seus subordinados sejam disciplinados", diz Luciano.

As empresas têm uma saída para evitar o problema: instalar bons medidores de produtividade.

"A perda de tempo é um sintoma de algo maior: a queda de competitividade", diz Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

ALMOÇO E ESTICADINHA

59 % DOS PROFISSIONAIS EXCEDEM O TEMPO QUE TÊM PARA ALMOÇAR.

A esticadinha no almoço só é perdoável se os minutos a mais forem ajudá-lo a voltar para o escritório com a produtividade em alta. "Muita gente fica sonolenta logo depois da refeição e precisa de um tempo a mais para voltar e se concentrar de fato", diz Christian.

INTERNET É VILÃ

36% perdem tempo por causa da internet.

21% se atrapalham ao navegar sem rumo pela rede.

21% ficam desconcentrados por causa de comunicadores online.

O excesso de informação disponível na internet atrapalha a concentração.

Determine horários para navegar, faça uma lista com os sites relacionados ao seu trabalho e saiba o que você precisa procurar na rede.

"Estabeleça um foco ao usar a internet. Isso ajuda a manter a produtividade", diz Luciano, da FranklinCovey Brasil

MEUS COLEGAS ME ATRAPALHAM:

RECLAMAM 11% DAQUELES QUE PREFEREM TRANSFERIR O PROBLEMA PARA O COLEGA DE BAIA

Essa questão pode ser resolvida com diálogo. Primeiro, tenha algumas conversas francas com seu colega tagarela. "Se não adiantar, leve o problema para o chefe. Ele tem autoridade para tratar do assunto", diz Vera.

QUANTO TEMPO VOCÊ GASTA FAZENDO POLÍTICA?

30 % NÃO "PERDEM" TEMPO COM ISSO.

23 % DIZEM DEDICAR MEIA HORA À ATIVIDADE.

Reservar algum tempo para fazer política positiva, conversando, por exemplo, com a equipe de TI, pode ser extremamente útil quando você tem problema com sistemas no seu computador ou está desenvolvendo um projeto que depende da interação com ela. Ou, então, usar o tempo para fazer marketing pessoal e networking é importante.

"Convidar seus contatos para um café de meia hora no meio da tarde pode render bons frutos, como novas ideias para antigos problemas", diz Vera.

DESCONTRAÇÃO NO MEIO DO EXPEDIENTE

41 % repassam piadas por e-mail.
 
26 % trocam links de vídeos do YouTube.

A prática pode até ajudar a relaxar num momento de estresse. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, assistir a vídeos no YouTube ajuda a reorganizar a mente entre uma tarefa e outra. Mas, claro, parcimônia é essencial: "Cada um deve aprender a dividir bem seu tempo. E, se rir por uns minutos faz bem, não há problemas", diz Luciano.

SEXO NO TRABALHO

11 % veem pornografia no escritório.

2 % praticam sexo virtual no expediente.

Quem acessa pornografia ou faz sexo virtual no escritório está cometendo um gravíssimo erro de carreira, sem mencionar o lado ético do comportamento e outras questões que deveriam ser objeto de uma terapia. "Se alguém for pego nessa situação, a demissão certamente vai acontecer", diz Vera.

MOTIVAÇÃO EM BAIXA

40% PROCURAM UM NOVO EMPREGO DURANTE O EXPEDIENTE.

20% ESTÃO INFELIZES COM O TRABALHO E NÃO SE CONCENTRAM.

18% GANHAM MAL E ENROLAM.

A falta de significado no trabalho pode desmotivar os profissionais e fazer com que adiem ao máximo a realização de tarefas. Quem não se sente realizado não se concentra e usa mal o tempo. Os gestores devem tentar ajudar esses funcionários e mapear se estão no setor errado, por exemplo.

QUANTO TEMPO VOCÊ USA LENDO, RESPONDENDO E CLASSIFICANDO E-MAILS?

1 hora > 32%

2 horas > 24%

3 horas > 11%
 
O tempo gasto para administrar e-mails varia de acordo com a atividade de cada um.

Mas, na média, um profissional que separa de 45 minutos a 1h15 consegue fazer essa tarefa com tranquilidade.

Christian aconselha:

"Tenha um bom filtro anti-spam, veja suas mensagens apenas a cada 2 horas, escreva pouco e objetivamente e coloque como meta manter sua caixa de entrada limpa".
 
VOCÊ DEIXA TUDO PARA A ÚLTIMA HORA?

57 % DIZEM QUE ÀS VEZES DEIXAM TRABALHO PARA DEPOIS.

12 % AFIRMAM QUE SEMPRE PRORROGAM OS DEVERES.
 
35 % REVELAM QUE NUNCA ADIAM AS TAREFAS

Deixar para resolver os assuntos no último minuto pode ser visto como uma característica cultural do brasileiro. Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria Triad PS, com 1 502 respostas, mostra que apenas 28% dos americanos admitem procrastinar - o verbo é este mesmo -, na linguagem popular, empurrar com a barriga.

MEU CHEFE NÃO USA BEM O TEMPO PORQUE...

36% reclamam que o gestor não sabe se planejar.

21% afirmam que o líder gera urgências na equipe.

21% dizem que o chefe perde tempo com bobagens.

Um gestor que não sabe administrar bem o tempo prejudica a equipe e a empresa. "Chefes desorganizados criam equipes desorganizadas, mesmo que seus subordinados sejam disciplinados", diz Luciano.

As empresas têm uma saída para evitar o problema: instalar bons medidores de produtividade.

"A perda de tempo é um sintoma de algo maior: a queda de competitividade", diz Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

ALMOÇO E ESTICADINHA
 
59 % DOS PROFISSIONAIS EXCEDEM O TEMPO QUE TÊM PARA ALMOÇAR.
 
A esticadinha no almoço só é perdoável se os minutos a mais forem ajudá-lo a voltar para o escritório com a produtividade em alta. "Muita gente fica sonolenta logo depois da refeição e precisa de um tempo a mais para voltar e se concentrar de fato", diz Christian.
 
INTERNET É VILÃ

36% perdem tempo por causa da internet.

21% se atrapalham ao navegar sem rumo pela rede.
21% ficam desconcentrados por causa de comunicadores online.

O excesso de informação disponível na internet atrapalha a concentração. Determine horários para navegar, faça uma lista com os sites relacionados ao seu trabalho e saiba o que você precisa procurar na rede.

"Estabeleça um foco ao usar a internet. Isso ajuda a manter a produtividade", diz Luciano, da FranklinCovey Brasil.

MEUS COLEGAS ME ATRAPALHAM:
 
RECLAMAM 11% DAQUELES QUE PREFEREM TRANSFERIR O PROBLEMA PARA O COLEGA AO LADO

Essa questão pode ser resolvida com diálogo. Primeiro, tenha algumas conversas francas com seu colega tagarela. "Se não adiantar, leve o problema para o chefe. Ele tem autoridade para tratar do assunto", diz Vera.

QUANTO TEMPO VOCÊ GASTA FAZENDO POLÍTICA?

30 % NÃO "PERDEM" TEMPO COM ISSO.

23 % DIZEM DEDICAR MEIA HORA À ATIVIDADE.

Reservar algum tempo para fazer política positiva, conversando, por exemplo, com a equipe de TI, pode ser extremamente útil quando você tem problema com sistemas no seu computador ou está desenvolvendo um projeto que depende da interação com ela.

Ou, então, usar o tempo para fazer marketing pessoal e networking é importante. "Convidar seus contatos para um café de meia hora no meio da tarde pode render bons frutos, como novas ideias para antigos problemas", diz Vera.

DESCONTRAÇÃO NO MEIO DO EXPEDIENTE
 
41 % repassam piadas por e-mail.

26 % trocam links de vídeos do YouTube.

A prática pode até ajudar a relaxar num momento de estresse. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Melbourne, na Austrália, assistir a vídeos no YouTube ajuda a reorganizar a mente entre uma tarefa e outra. Mas, claro, parcimônia é essencial: "Cada um deve aprender a dividir bem seu tempo. E, se rir por uns minutos faz bem, não há problemas", diz Luciano.

SEXO NO TRABALHO
 
11 % veem pornografia no escritório.

2 % praticam sexo virtual no expediente.

Quem acessa pornografia ou faz sexo virtual no escritório está cometendo um gravíssimo erro de carreira, sem mencionar o lado ético do comportamento e outras questões que deveriam ser objeto de uma terapia. "Se alguém for pego nessa situação, a demissão certamente vai acontecer", diz Vera.