quinta-feira, 10 de novembro de 2011

15 maneiras de medir o Retorno sobre o Engajamento (ROE) em Mídia Social


Todos que trabalham com mídias sociais sabem que se deve iniciar os trabalhos com um projeto estratégico sólido que nos permita desenvolver atividades e uma gestão diária da nossa presença. 



Com a análise, vamos saber quais são nossos pontos fracos, onde podemos melhorar e como podemos, e devemos, mudar a nossa estratégia.

Isto nos leva a projetar um modelo de análise que seja adequado a nossa marca/ empresa. Antes de medir vem uma pergunta: o que medir? Embora pareça uma questão óbvia, não é tão simples assim.

Mesmo que para muitos pareça fácil medir as ações e presença na mídia social, como subjetividade e dispersão, a maioria das pessoas estão familiarizadas com o termo ROI; ReturnOnInvestment.

Eu gostaria de falar hoje de um novo modelo que deve ser considerado muito importante pelas empresas que estão nas mídias sociais, se trata do Retorno sobre o Engajamento (ROE).

Agora, mais do que nunca, é imperativo que você “se envolva” com seus clientes e prospects em cada oportunidade para que, quando eles estiverem prontos a comprar – você seja a pessoa/empresa que eles conhecem, gostam e confiam.

O conceito de engajamento não tem uma tradução clara no mundo da mídia social(Compromissos?). Da mesma forma que parece ter um enfoque mais de gestão, de capacidade de se conectar com os usuários.

O Retorno sobre o Engajamento é uma métrica ligada ao tempo e investimento despendido para participar ou interagir com outros usuários em mídia social.

O engajamento é mais uma ferramenta de análise de gestão, no qual analisa-se o relacionamento da nossa marca nos meios de comunicação social. Por isso é muito útil como um complemento para o ROI e o IOR.

O pessoal do blog PRsarahevans elaborou um lista com 15 maneiras de medir Retorno sobre o Engajamento (ROE):

ROEMídia social dica # 1: use um encurtador de URL como o bit.ly para mostrar quanto tráfego você está tendo e de onde vem!

ROEMídia social- dica # 2: Siga seus tweets e retweets no Twitter para ver o quão longe eles viajam http://tweetreach.com/

ROE Mídia social dica # 3: Marque como positivo, negativo e neutro o número de comentários postados em seu blog.

ROE Mídia social dica # 4: reconheça que a conversão pode demorar um pouco. A oportunidade para se conectar aos outros não tem preço (bem, mais ou menos).

ROE Mídia social dica # 5: leia isto: “Como medir o ROI nas Mídias Sociais” http://bit.ly/p01J19

ROE Mídia social dica # 6: Não o transforme em um jogo de números.“X número de fãs” não vai provar nada.

ROE Mídia social dica # 7: N º de assinantes RSS e seu tráfego (demonstra lealdade).

ROE Mídia social dica # 8: desenvolva táticas específicas que possam melhorar o seu ranking nos mecanismos de busca (monitorar seu concorrente é bom.).

ROE Mídia social dica # 9: lembre-se de métodos tradicionais como pesquisas e enquetes para obter resultados.

ROE Mídia social dica #10: mantenha o controle dos temas / assuntos / conversas para ficar antenado e assim poder responder mais.

ROE Mídia social dica # 11: Use um recurso como @ pitchengine para criar um release de mídia social, tracks etc.

ROE Mídia social dica # 12: meça a satisfação do cliente através de meios de comunicação social. Tome um pulso rápido para ver onde você está.

ROE Mídia social dica # 13: avalie a interação das pessoas, por “RT”, “curtir”, “favorito”, o que pode resultar em novos membros da comunidade.

ROEMídia social dica # 14: procure e identificar o que não funciona. Documentar e manter a mão para futuras campanhas.

ROEMídia social dica # 15: determine o seu “share of conversation” contra concorrentes http://bit.ly/Gjxgg

Em termos a maioria das empresas tem por objetivos:

Percepção da Marca (sentimento).

A eficiência da estratégia de Marketing Digital.

Aumento dos benefícios e da economia baseada em custos mais baixos (vendas e faturamento vs. Despesas).

IOR ou o impacto das relações com os nossos utilizadores.

Todo mundo está falando de retorno sobre o investimento (ROI), mas a métrica de Retorno sobre o Engajamento (ROE) é um dos fatores que mais importa.