quarta-feira, 11 de julho de 2012

Top 10: dicas simples para Facebook

Aumente a sua segurança e garanta a privacidade com apenas algumas configurações rápidas no Facebook
Por Guilherme Gouvêa Pícolo



1 - Sua vida é um livro aberto? Deseja que permaneça assim?

Tenha em mente que a Internet é um ambiente público e que você deve escolher com cautela as informações que divulga a seu respeito, sob o risco de perder completamente a privacidade: dos lugares que frequenta, das pessoas com quem se relaciona, das empresas em que trabalha (ou trabalhou), dos amigos e dos gostos pessoais em geral.

Quando você abre uma conta no Facebook, essas informações são preenchidas para complementar o perfil. Se, depois disso, você quiser alterá-las, basta clicar em seu nome, na parte superior esquerda do site e escolher "Atualizar Informações".

Sobre cada área da sua vida que pretende alterar (profissional, informações pessoais e preferências), clique na opção "Editar", faça as alterações (ou apague os dados, conforme queira) e clique em "Salvar".



Repare que ainda é possível, de acordo com cada campo das informações adicionadas, restringir a visualização de determinados campos apenas aos amigos ou mesmo ocultá-los de todos.


2 - Escolhendo os destinatários de seus posts


Se você não quer que o mundo inteiro fique conhecendo seus posts imediatamente,  pode limitar a amplitude da divulgação. Logado no Facebook, clique em "Página Inicial" e siga até "Configurações de Privacidade". 

No espaço de "Controlar sua Privacidade Padrão", você pode mudar de "Público" (padrão do aplicativo) para "Amigos", ou ainda clicar em "Personalizado" e escolher para quais pessoas quer publicar seus posts ou ocultá-los. Isso vale também para fotos e atualizações de status divulgadas em sua linha do tempo. 



Outro detalhe que vale a pena mencionar é que você pode, ao digitar na caixa de texto (pela parte inferior direita) direcionar a publicação para os "Melhores Amigos", para grupos específicos e até indicar o lugar em que está no momento. Confira um exemplo na imagem abaixo.



3 - Fechando a sua linha do tempo

Outro recurso interessante é a "Linha do Tempo e Marcação", que também está nas "Configurações de Privacidade".

Nesta janela, você responde a perguntas simples e úteis, como:

A - "Quem pode publicar em sua linha do tempo?": permite fechar o mural para publicações de terceiros.

B - "Quem pode ver o que as outras pessoas publicam em sua linha do tempo?": você pode permitir que as pessoas publiquem no seu mural, mas limitar, nessa opção, quem está autorizado a ler as informações de terceiros.

C - "Analisar as publicações em que você foi marcado antes de serem exibidas..." e "Analisar marcações feitas por seus amigos em suas próprias publicações": opções realmente úteis para evitar aqueles engraçadinhos que divulgam fotos embaraçosas ou piadas de mau gosto vinculando o seu perfil aos deles.


4 - Bloqueando Pessoas e Aplicativos


Sabe aqueles aplicativos e joguinhos do Facebook a que o povo sempre fica te convidando? É possível bloqueá-los. 

Na opção "Block apps", você pode digitar os aplicativos bloqueados. A caixa de texto é inteligente, por isso você não precisa saber exatamente o nome do aplicativo. Basta digitar uma referência e escolher uma opção da lista que o Facebook apresenta.

Nas linhas acima, você também pode bloquear convites para eventos e para aplicativos de seus amigos, que às vezes incomodam. Dentre eles Cityville, Calendário e vários outros. 

Por fim, você pode bloquear todas as ações, comentários e visualizações de determinados usuários (inconvenientes ou desconhecidos, por exemplo) pelo nome ou por e-mail.



5 - Aplicativos, Jogos e Sites

Geralmente, você acaba compartilhando informações de seu perfil ao acessar sites e serviços online. Algo comum quando usa o Facebook para fazer login em outros lugares. Estes sites e serviços acabam recebendo as informações de seu perfil.

Se desejar um controle melhor sobre esta opção, use novamente as "Configurações de Privacidade" e clique em "Aplicativos, Jogos e Sites". 




No espaço "Aplicativos que você Usa", está a lista de aplicativos com os quais você compartilha os dados do seu perfil. Para escolher quais informações serão compartilhadas, clique em "Como as pessoas colocam suas informações nos aplicativos que usam" e retire aquelas que você julga inoportuno compartilhar.



Ainda na tela de "Aplicativos, Jogos e Sites", você pode clicar no botão "Remover aplicativos indesejados ou que enviam spam", por onde poderá escolher quais aplicativos pretende excluir de sua lista (isso pode ser feito clicando-se no X que fica à direita do site ou aplicativo listado, opção "Remover").

Se quiser tomar uma atitude radical, pode também clicar em "Desativar todos os aplicativos" e a partir daí impedir que esses sites e programas acessem seus dados (claro que, neste caso, também não conseguirá acessar esses serviços via Facebook).


6 - Cuidados com o seu mural de fotos


Na configuração atual do Facebook ("linha do tempo"), você acessa o mural de fotos clicando na sua página inicial e depois, em "Fotos".  Nesta parte do aplicativo, você gerencia as opções de privacidade de seu álbum.



Quando você acessa um álbum e clica sobre uma foto, pode acionar as "Opções" da foto (ou pelo botão "Editar", à direita). Feito isso, é possível colocar uma legenda para a foto (ou alterar a que já existe), incluir o nome dos amigos com quem estava (isso fará com que a foto seja compartilhada no álbum deles), o local e a data em que foi incluída na internet. 

Logo abaixo, no botão padrão de privacidade do Facebook, você decide e indica se esta foto ficará disponível ao público em geral, apenas aos amigos ou restrita a você. É a melhor forma de proteger as fotos de seu álbum. A outra forma é não publicá-las!



Dica: abaixo da foto selecionada, você pode clicar em "Opções" 
e definir a foto do seu álbum como aquela para representar o seu perfil no Facebook.

7 -  O chat no Facebook


De repente, você não quer ficar online para todos (ou para algumas pessoas) por todo o tempo em que está conectado ao Facebook. Neste caso, na barra lateral direita, basta clicar no ícone da engrenagem. Há três alternativas: a primeira permite que todos os amigos lhe vejam, exceto aqueles que você indicar; a segunda define quais amigos podem vê-lo online para conversar; aterceira desconecta o bate-papo.



8 - Outras opções e cuidados nas conversas via Facebook


Quando você estabelece um bate-papo com um de seus amigos, o Facebook documenta toda a conversa e você pode vê-la clicando no ícone da engrenagem, seguindo pela opção "Ver Toda a Conversa". Aqui, portanto, fica o conselho de ouro: cuidado com a forma que se expressa e com o que fala, pois tudo é gravado pela rede social.Outra opção interessante é a de "Adicionar amigos ao bate-papo", permitindo uma conferência entre diversas pessoas. Assim como o Windows Live Messenger (MSN) 2011 Em português Ouro No ranking semanal e o velho ICQ Em português Bronze faziam no passado.



9 - Criando grupos

Assim como era praxe no Orkut, o Facebook também permite a criação de grupos ou comunidades a respeito de assuntos específicos. São locais virtuais em que os membros afeitos ao assunto trocam informações entre si.

Na página inicial do seu Facebook, existe a opção "Criar grupo...". Ao clicar nela, é aberta uma janela que pede informações sobre o grupo a ser criado e as pessoas que você deseja convidar.
Existem três modalidades de grupos:
  • abertos: permitem que qualquer pessoa possa ver o conteúdo e as publicações do grupo;
  • fechados: dependem de moderação do criador e as publicações ficam restritas aos membros;
  • secretos: nos quais apenas os membros podem ver o grupo, seus integrantes e publicações. É a melhor opção para assuntos reservados.


10 - Gerenciamento da conta

Nunca é demais lembrar que algumas medidas de segurança são úteis para quaisquer aplicativos, sites e sistemas de informática. Por exemplo: colocar uma senha não óbvia, trocá-la periodicamente e fazer a cópia de segurança dos dados, o tal do backup.

Ao clicar em "Página Inicial" e seguir por  "Gerenciamento de Conta", você tem acesso a um menu à esquerda. Com um clique no ícone "Geral", é possível ver à direita, uma opção que permite baixar uma cópia completa de seus dados do Facebook.

Na guia "Segurança" é possível definir uma pergunta de segurança para relembrar a senha caso esqueça, optar pela navegação segura (altamente recomendado) e ainda solicitar um código de ativação para login por dispositivos desconhecidos (que você não acessa com regularidade). 

Na parte inferior, existe opção "Desativar sua conta", que deleta todos os seus dados, se assim o desejar (processo conhecido como "suicídio digital"). 



Aconselhamos, ainda, a não logar no Facebook a partir de lan houses, computadores de terceiros, de centros comunitários e dispositivos de uso comum. Pois eles podem ter sido preparados para capturar logins e senhas.


Fonte: www.superdownloads.com.br