sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comunidade para cloud computing é criada no Brasil

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
Ana Paula Lobo 


O Brasil passou a contar desde terça-feira, 12/07, com uma comunidade dedicada ao debate sobre computação na nuvem. 
 
 
Iniciativa, moderada pela Cloud2b, provedora local de soluções na nuvem, conta com a participação da Salesforce.com e da Magic Software Brasil, é aberta para empresas interessadas em compartilhar informações sobre as melhores práticas para a adoção de cloud.

"Não vamos vender solução ou produto na comunidade", sustenta Gilberto Vilaça, diretor da Cloud2b. Comunidade é baseada na ferramenta Chatter, da Salesforce.com, e já conta com mais de 200 pessoas interessadas. Intenção é fomentar também o desenvolvimento de aplicativos locais.

"Queremos criar um forum de discussão, explicar efetivamente o que é computação na nuvem e evitar que 'falsas nuvens' sejam vendidas ao mercado. Temos que ter consciência que cloud tem um mundo próprio", reforça o executivo.

"Ela não é um ASP(Application Service Provider) que não deu certo no passado melhorado. Tampouco é apenas um serviço de hosting. Nuvem é aplicativo disponível em qualquer lugar e essa é a nossa meta com a comunidade cloud computing brasil", explica em entrevista ao Convergência Digital, o diretor da Cloud2b, Gilberto Vilaça.

A participação de mais empresas - além da Salesforce.com e da Magic Software - é bem-vinda e faz parte do escopo da iniciativa, mas Vilaça deixa claro que a base de toda a plataforma de desenvolvimento está ligada à ferramenta da Salesforce.com. A proposta, reforça o executivo, é atrair desenvolvedoras de soluções de e-mail marketing, de chats e de telefonia IP.

"Com essas empresas podemos ampliar o leque de oportunidades na nuvem. Nos EUA, por exemplo, a Salesforce.com já tem mais de 1000 aplicativos desenvolvidos em cima da sua plataforma vendidas em lojas, inclusive, para concorrentes. Por que não podemos repetir o modelo no Brasil", indaga Vilaça.

Para aderir à comunidade Cloud Computing Brasil, o interessado terá que ir na página da Cloud2B - moderadora da iniciativa - ou procurar os links nas páginas das redes sociais da provedora. A partir daí, terá acesso a um login e senha de acesso à ferramenta. "Vamos moderar sim. Queremos a participação de todos, mas temos que ter consciência que a ideia esclarecer, tirar dúvidas e expandir o debate sobre cloud", conclui Gilberto Vilaça.

Os ciclos de workshops terão atividades mensais e, inicialmente, as atividades serão em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os próximos workshops presenciais ocorrerão no mês de julho e agosto, com inscrições gratuitas, porém vagas limitadas, para os workshops e inscrições pagas para as atividades de capacitação profissional avançada.