quinta-feira, 7 de julho de 2011

Rede social cria mapas com doenças e sintomas mais comuns em determinadas regiões


Não há coisa pior do que ficar doente. Ok, talvez até tenha, mas arremesse o primeiro lenço sujo de coriza quem não odeia ficar de cama e passar dias tomando remédio e fazendo passeios constantes a consultórios médicos. 

Para ajudar pessoas que querem passar longe de possíveis doenças contagiosas, o site Sickweather utiliza informações divulgadas em mídias como Twitter e Facebook para mapear suas localidades.

É muito comum que as pessoas divulguem quando ficam gripadas ou doentes nas atualizações dos seus perfis. Esse site coleta esses dados e formata um “mapa do tempo”, só quem, em vez de mudanças de clima e temperatura, ele mostra os principais sintomas em determinadas regiões.

Ainda em formato beta para testes, a Sickweather define sua meta como “buscar indicadores de doenças nas redes sociais, permitindo que você verifique as chances de você ser contaminado com a mesma facilidade que você confere as chances de chover”.

O site utiliza um algoritmo para filtrar e qualificar a informação dessas diversas redes sociais, incluindo também a própria comunidade on-line do Sickweather, e depois cruzar esses dados com tags de localidade. Com todos esses dados, ele cria mapas mostrando os locais com maior incidência de gripes e até doenças crônicas, como depressão.

Usuários do Sickweather ainda podem usar ferramentas para monitorar a sua saúde, assim como a de pessoas próximas.

Fonte: PEGN - Globo