terça-feira, 5 de junho de 2012

Facebook adiciona recurso para agendar posts em fan pages




Para quem trabalha diretamente na criação e publicação de conteúdo nas redes sociais de empresas muitas vezes se deparava com a quase inevitável atitude de agendar alguns posts e ganhar aquela "folga" no gerenciamento, até pra não rolar muita confusão com as dezenas de páginas que um profissional dessa área lida diariamente.


Clientes como o HootSuite até ajudam, mas possuíam limitações e nem sempre tudo saia conforme o combinado. Aplicativos como o Postcron, por exemplo, eram saídas viáveis na hora de lidar com imagens agendadas. Porém tudo isso acabou.

O Facebook adicionou o recurso de agendamento de conteúdo para páginas, feito diretamente através da rede social, sem a necessidade de utilizar terceiros e com uma vantagem muito bacana. 

Segunda a rede, será possível agendar posts com intervalos de 15 minutos para até daqui a 6 meses. A funcionalidade já foi traduzida para o português e muitos usuários já estão com o recurso funcionando.

O recurso funciona de maneira muito simples. Ao criar uma publicação, seja ela em texto ou usando imagens, basta clicar no ícone com um relógio e escolher ano, mês, dia e até mesmo a hora em que você deseja que aquela determinada publicação seja postada.


Update: pelo menos por aqui o único modo de agendar imagens foi acessar o recurso como fan page e não como administrador. 

Ao acessar como administrado os posts eram publicados imediatamente, ignorando data e horário. 

Para ver todos os agendamentos acesso o painel de controle da sua página (porém dessa vez como administrador), vá em gerenciar e, em seguida, escolha "usar o registro de atividades". 

É possível, até, modificar a hora das publicações agendadas.

Isso será muito positivo, ainda mais com os novos cargos administrativos da rede. Antes você designava outros usuários como administradores de uma fanpage específica. 

Hoje já é possível estabelecer funções bem delineadas para cada um, aumentando o controle e facilitando o gerenciamento da página em questão. 

Basta acessar as configurações da sua página e clicar em "cargos administrativos".

Confira na tabela abaixo as novas funções:
Mais funcionalidades interessantes que deixam o Facebook um pouco mais completo e mais fácil de ser administrado.