
A pesquisa Our Mobile Planet, realizada pelo Ipsos Media CT, e apoiada pelo Google, a MMA (Mobile Marketing Association) e o IAB (Interactive Advertising Bureau), aponta que 14% da população brasileira tem um smartphone – o equivalente a 27 milhões de usuários, mais do que na Alemanha (24 milhões) ou na França (25 milhões).
Os dados sobre o hábito de utilização e de consumo de smartphones em mais de 40 países revela ainda que 73% dos usuários dos aparelhos não saem de casa sem o celular e que, no Brasil, mais de 60% das pessoas o utilizam a todo o momento.
Segundo a pesquisa, os smartphones mudaram a maneira como os consumidores se comportam.
Cerca de 80% já pesquisaram produtos ou serviços no smartphone, e 31% efetuaram a compra do próprio aparelho.
Além disso, o celular é uma ferramenta de sociabilização, já que 88% dos usuários acessam redes sociais pelo smartphones, 57% usam o aparelho junto com a leitura de jornais ou revistas e 50% fazem pesquisas diariamente.
Os números comprovam ainda que está na hora dos anunciantes investirem em mobilidade.
De acordo com os dados Our Mobile Planet, 94% reparam em anúncios veiculados em celular/tablet.
Os aparelhos móveis fortalecem outras mídias: pessoas utilizam o smartphone enquanto veem TV (46%), navegam na internet (55%) ou leem jornais/revistas (26%).
Pesquisa Global
Essa pesquisa global sobre smartphones foi realizada pelo Google em parceria com a Ipsos e a Mobile Marketing Association (MMA) para obter informações exclusivas sobre a adoção e o uso de smartphones por seus usuários em mais de 40 países.
Esse estudo é um esforço global patrocinado pelo Google e realizado pelas empresas de pesquisa terceirizadas independentes Ipsos MediaCT e TNS Intratest com o objetivo de obter informações sobre a adoção e o uso de smartphones.
A pesquisa fornece detalhes sobre a utilização da busca, o consumo de vídeos, a interação através de redes sociais e emails, bem como participação no processo de decisão de compra.
O foco da pesquisa foi o usuário de smartphone, que acessa a internet através desse dispositivo, em cada um dos paises pesquisados.
A pesquisa foi realizada em duas etapas. A primeira etapa foi administrada de março a julho de 2011.
Já a etapa 2 foi administrada de janeiro a março de 2012.
Para a etapa 1, foram entrevistadas 6.000 pessoas nos EUA, 2.000 na Alemanha, no Reino Unido, na França e no Japão, 500 na Indonésia e na Malásia e 1.000 em todos os demais países pesquisados.
Para a etapa 2, foram entrevistadas 1.000 pessoas para todos os países, exceto a Irlanda, com 700 pessoas, e o Egito, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, com 500 pessoas.
Os dados da pesquisa foram coletados em todos os países por meio de um questionário on-line.
Os procedimentos de ponderação foram aplicados aos dados de amostra coletados nas principais variáveis da população de usuários de smartphones em cada país.
As variáveis necessárias à ponderação foram coletadas por meio de entrevistas por telefone em todos os países pesquisados.