sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Mais de 80% das PMEs estão insatisfeitas com seus sites, aponta estudo








Pesquisa de opinião promovida pela BaseKit com pequenos e médios empreendedores mostra que apenas 16% deles se orgulham de suas páginas na Internet


Um levantamento promovido pela BaseKit – empresa de criação de sites com 500 pequenas e médias empresas revelou que 84% delas estão insatisfeitas com sua presença na Internet. 

Embora reconheçam a importância desse canal para os negócios, apenas uma em cada seis PMEs considera que têm um bom site, e 25% delas admitem ter inveja das páginas de seus concorrentes.

A pesquisa mostrou também que 11% dos empreendedores entrevistados reconhecem que seus sites utilizam tecnologia ultrapassada e descrevem sua atuação online como “pobre” ou “vergonhosa”. 

Para mudar esse quadro, boa parte dos empresários entende a importância do design e do uso de softwares avançados. Mais de 70% dos participantes do estudo acreditam que ter um site bem desenhado e funcional é importante para a sua reputação quando se trata de atrair novos clientes.

No entanto, com relação ao investimento em tecnologia, mais da metade das PMEs consultadas afirma que tem dificuldades para acompanhar as evoluções tecnológicas, principalmente quanto à adaptação de conteúdos para e-commerce, celulares e tablets. 

Atualmente, apenas 25% das empresas são capazes de processar transações on-line e apenas 9% têm sites compatíveis com dispositivos móveis.

Ao comentar sobre as mudanças que fariam em suas páginas na Internet, 32% dos entrevistados têm a intenção de aprimorar o design e 17% afirmam que gostariam de alterar e atualizar o conteúdo de seus sites pessoalmente. 

Uma parcela de 16% dos empreendedores consultados apostaria em hospedagem mais barata, enquanto outros 16% investiriam em sistemas de análise de dados mais avançados e 7%, em melhores serviços de assistência técnica.

Consciente da importância de ter uma presença on-line profissional, a BaseKit oferece soluções para que empresas de pequeno e médio porte deem um salto no universo online e mantenham sites com a melhor relação custo-benefício. 

A companhia de origem britânica oferece uma série de modelos e sugestões de estruturas de fácil operação e navegabilidade, que são compatíveis com celulares, tablets e computadores tradicionais.

De acordo com Simon Best, fundador da BaseKit, muitas empresas de pequeno porte sabem que os sites são uma janela para o mundo, no entanto, boa parte delas não acreditam que suas páginas na Internet representam corretamente seus negócios. 

“Muitas PMEs têm dificuldades em acompanhar as últimas tendências tecnológicas e têm medo de se tornarem ‘dinossauros digitais’. Para ajudá-las a evitar isso, a BaseKit oferece soluções que as deixam a par das novidades sem a necessidade de aprender linguagens de programação ou códigos. 

Tudo isso para que esses pequenos e médios empresários também tenham sites modernos e que gerem mais volume para os seus negócios”.

Metodologia

O estudo sobre a percepção das PMEs quanto aos seus websites foi realizado pela BaseKit em parceria com a Opinium Research, consultoria britânica especializada em pesquisas, em abril de 2012. 

A amostra inclui 500 proprietários de empresas com menos de 49 funcionários.

Sobre a BaseKit

Fundada em 2009, na Inglaterra, a BaseKit nasceu com a visão de revolucionar o web design e proporcionar às pessoas uma forma inteligente e rápida para criar sites. 

Com ferramentas e planos de uso, o internauta pode criar sites e publicá-los diretamente de seu navegador, sem a necessidade de baixar ou instalar softwares. 

Todos eles são projetados para serem compatíveis com dispositivos móveis e PCs tradicionais. Atualmente, a empresa trabalha com mais de 50 webhosts do mundo, empresas de telecomunicações e provedores de tecnologia. Além da atuação na Europa, ela se expandiu para o Brasil, México e Índia.

No mês passado, foi lançado o Centro de Aprendizagem da BaseKit para auxiliar proprietários de pequenas e médias empresas a se manterem atualizados em relação a inovações tecnológicas e práticas da indústria. 

O centro apresenta aconselhamento gratuito e guias on-line redigidos por profissionais especializados, para ajudar estes empreendedores a utilizar a internet a seu favor. Os artigos estão disponíveis em www.basekit.com.br.

Conheça nossa página no Facebook em http://www.facebook.com/BasekitBrasil

Nota: Release enviado pela comunicação da BaseKit