terça-feira, 27 de abril de 2010

Google recua em estratégia para vender telefone celular !

O Google assinalou uma reviravolta em seus esforços para sacudir o varejo de celulares, ao decidir vender seu "smartphone" Nexus One na Europa por meio das lojas das operadoras de telefonia, em vez de sua própria loja virtual na internet. A decisão, segundo analistas, reflete as vendas iniciais desapontadoras do Nexus One nos Estados Unidos.
A companhia americana também desistiu do planos de usar sua loja on-line para vender uma versão do "smartphone" adequada à rede da Verizon Wireless, a maior operadora de telefonia móvel dos EUA. Em vez disso, está pedindo aos clientes da Verizon que considerem a compra de outro "smartphone" equipado com o sistema operacional Android, também desenvolvido pelo Google.
Quando o Nexus One foi anunciado, em janeiro, o Google enfatizou seu interesse em mudar a maneira como os telefones celulares são vendidos, afirmando que o aparelho estaria disponível em uma nova loja on-line criada pela companhia nos EUA.
Essa decisão do Google foi vista por alguns analistas como uma medida para conter o poder das operadoras, uma vez que a maior parte dos telefones celulares que entram nos mercados dos EUA e da Europa são vendidos nas lojas das companhias telefônicas.
Ontem, porém, o Google anunciou que o Nexus One será oferecido na Europa por meio das lojas das operadoras. Apenas os consumidores dos EUA, do Canadá, de Hong Kong, de Cingapura e do Reino Unido poderão comprar o Nexus One na loja on-line da companhia nos EUA. "Decidimos que a melhor e mais rápida maneira de colocar o Nexus One nas mãos dos consumidores europeus é através de nossos parceiros", disse o Google.
A Vodafone começará a vender o Nexus One em suas lojas no Reino Unido na sexta-feira. A partir do mês, o aparelho estará disponível na Alemanha, Itália, Holanda e Espanha.
O "smartphone" do Google também poderá ser comprado a partir do mês que vem nas lojas da SFR, operadora de telefonia móvel da França controlada pela Vivendi e Vodafone.
O Nexus One é fabricado pela HTC, de Taiwan, e usa o sistema operacional Android. O aparelho vem sendo classificado por alguns analistas como o maior desafio já enfrentado pelo iPhone, da Apple. As funções do aparelho incluem um software de reconhecimento de voz que permite aos usuários ditar e-mail e outras instruções, sem o uso do teclado virtual.
As vendas iniciais do Nexus One nos EUA este ano ficaram abaixo das expectativas dos analistas. A Flurry, especializada em análise de dados da internet, estima que o Google vendeu apenas 135 mil aparelhos nos primeiros 64 dias.
Ben Wood, diretor de análises da consultoria CCS Insight, disse que o Google passa por "uma curva de aprendizado" no setor de telefonia móvel. Ele acrescentou que as operadoras de telefonia móvel ainda são "um grande ponto de controle" no setor por causa da maneira como subsidiam os aparelhos, o que às vezes faz com que os clientes obtenham os celulares de graça. "As operadoras podem fazer ou destruir um aparelho", afirmou Wood.
Fonte: Valor Online