quinta-feira, 29 de abril de 2010

Olho nas Microtendências !

O consultor de marketing digital Silvio Tanabe dá a dica: “Se o objetivo da sua empresa é criar diferenciais para estar à frente dos concorrentes, fique atento também às microtendências, atividades de pequenos grupos com potencial de provocar grandes transformações na forma como usaremos a internet nos próximos anos”.
O conceito de microtendências, de acordo com Tanabe, é um fenômeno restrito a menos de 1% da população, mas é capaz de influenciar fortemente toda a estrutura de um país e ganhou popularidade com o livro Microtrends: the small forces behind tomorrow’s big changes (em português, Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã). “Para comprovar sua tese, o autor do livro, Mark Penn, profissional que atua na área de pesquisa de mercado nos Estados Unidos, levantou 75 microtendências ocorridas em seu país”, conta Tanabe, que presta consultoria na Magoweb e mantém o blog Clínica Marketing Digital (www.magoweb.com/clinicadigital). Para ele, já é possível detectar o comportamento de minorias com potencial de mudar os hábitos da maioria também na internet brasileira. Confira a seguir cinco microtendências identificadas por Tanabe que deverão influenciar o uso da web no Brasil em 2010, tanto em relação aos consumidores quanto às empresas.
Microtendência 1 - A internet substitui os telefones fixos
Computadores móveis com grande poder de processamento, opções avançadas de captura de dados e o formato mais versátil para computação móvel. Projetados para aplicações baseadas em teclado e touchscreen, tais como administração de preços, estoques, controle de inventário, processamento de devoluções e expedição e recebimento, os dispositivos da série MC3100 ajudam os varejistas a agilizar processos, aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar o atendimento e a satisfação do cliente.
Microtendência 2 - Virtualização das reuniões
Outra consequência da popularização de plataformas como o Skype é a virtualização das reuniões. Isso porque é possível não apenas conversar, mas visualizar o interlocutor e compartilhar a tela do próprio computador. Assim é possível, por exemplo, apresentar um relatório para um cliente em detalhes e tirar todas as dúvidas sem ter de se deslocar de seu escritório. É uma solução perfeita para agilizar reuniões e evitar deslocamentos desnecessários e cada vez mais difíceis nos grandes centros urbanos por causa do trânsito e dos congestionamentos.
Microtendência 3 - Fim da supremacia do “clique”
Uma das principais formas de mensurar os resultados das campanhas de publicidade on-line sempre foi o custo por clique, o valor pago pelo anunciante sempre que um internauta clica em seu anúncio. Estudo recente revelou que um banner ou anúncio, mesmo não clicado, influencia diretamente nas vendas por meio da exposição da marca. A pesquisa mostrou que os banners aumentaram as vendas dos varejistas norte-americanos em 22%, mesmo com baixas taxas de cliques. Isso avalizam a opinião dos que há tempos defendem novas formas de avaliar os resultados do marketing digital.
Microtendência 4 - Pontas de estoque e clubes de compra
Sem alarde, lojas virtuais que funcionam como pontas de estoque ou clubes de compra, como Privalia, Brands Club e Superexclusivo, estão se tornando uma febre entre as mulheres justamente por reunir tudo o que elas gostam: produtos de marcas famosas por preços incrivelmente baixos, vendidos em um lugar que só as iniciadas no mundo das compras conhecem. É possível encontrar, por exemplo, biquínis da badalada grife Lygia & Nanny (que em shopping centers não saem por menos de R$ 300) por apenas R$ 39,90. Mas para aproveitar é necessário ser apresentada por uma amiga já cadastrada no site.
Microtendência 5 - Compra direta nos Estados Unidos
Aproveitar os descontos na internet para ficar de olho nas megaliquidações é o filão dos sites de compra direta nos Estados Unidos. Sites como Skybox e Aeropost (que passou a operar recentemente no Brasil) não são lojas virtuais, mas facilitadores de entrega. Ao se cadastrar, você passa a ter uma caixa postal nos Estados Unidos (vinculada diretamente ao escritório da empresa), onde pode endereçar as suas compras. Ao chegar, sua encomenda é despachada diretamente para o Brasil, com todos os impostos inclusos. A vantagem desse serviço em relação à remessa direta é o custo do frete.
Conteúdo publicado no Dirigente Lojista