sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Redes Sociais: o que não são



Muitos profissionais têm tentado definir ou até mesmo decifrar o que redes sociais são para consumidores, empresas, para a sociedade como um todo. Alguns querendo lucrar com a nova tendência, dizem que é um meio de comunicação indispensável, que fará empresas faturarem, políticos ganharem eleições.
Como o ser humano tem uma mente muito negativa, e prefere ser restringido do que orientado, então explicarei o que não é rede social, para assim ter uma melhor compreensão.
Não é modismo: as redes sociais vieram pra ficar, é a única ferramenta que possibilitou com eficácia ouvir as pessoas num canal de comunicação completo, já que o  falhou com suas burocracias e equipes mal treinadas.
Através dela é possível monitorar o que dizem de você e o que dizem para você, além de ser um canal direto para o público-alvo e obter uma resposta rapidamente.
Não é ferramenta de sucesso instantâneo: empresas não vão faturar, famosos conseguirem contratos e políticos ganharem votos só por terem um perfil. Ela ajuda no trabalho, mas não o faz todo sozinho. Não se frustre, vá com calma, vai conseguir se fizer tudo certo, com competência e calma.
Não é milagre: não acredite em gurus, eles sempre são falsários, uma marca ou indivíduo com péssima reputação, só tem a perder se entrar nas redes sociais. As Redes sociais por si só não revertem insatisfações em satisfações, mas o indivíduo ou empresa sim, tudo o que for dito pelos gurus a respeito é mentira.
Não é nada como você viu antes: não há nenhum meio de comunicação tão completo como as redes sociais, que possibilite tão facilmente uma comunicação completa com o público-alvo. As redes sociais precisam de todos requisitos para uma comunicação eficaz; o emissor, a informação, o veículo de comunicação, o receptor e o retorno do receptor.