quarta-feira, 7 de março de 2012

Setor de sustentabilidade ganha representatividade no Brasil











Criação de associação que reúne profissionais da área traz força para segmento

O crescimento da sustentabilidade no Brasil vem fazendo com que mais profissionais se dediquem a esse segmento, buscando garantir que ações diferenciadas sejam colocadas em prática em prol de um mundo com mais responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. 
Por isso, é importante que os profissionais que se dedicam a essa área tenham representatividade não só para defender sua atuação, mas também para mostrar a força e a importância do investimento em sustentabilidade e em quem possa colocá-la em prática.

A Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade) nasceu da união desses profissionais que vêm se dedicando ao processo de sustentabilidade no país. De acordo com Daniella Mac Dowell, coordenadora de Expansão da ABRAPS e representante do Grupo Sul, a entidade vem conectar e fortalecer a atuação do profissional da sustentabilidade no país. 
“De acordo com sua visão, a associação busca ser referência como movimento de profissionais que atuam decisivamente em processos e iniciativas com foco na sustentabilidade para a preservação da vida.

Entre seus objetivos estão representar formalmente os profissionais de sustentabilidade na defesa de seus interesses, tornando a atividade legítima e reconhecida na sociedade. Além disso, busca articular e mobilizar profissionais dedicados ao assunto na sociedade, compartilhando, fomentando e construindo o conhecimento”, define.

Para atuar na esfera da defesa de interesses, reivindicações e anseios desses profissionais, a Abraps está investindo na criação de espaços de articulação e mobilização, com o intuito de integrar seus associados, a sociedade e as entidades representativas. 
“Na prática, a Abraps promove e participa de eventos, encontros e cursos de capacitação e formação, além de realizar diversas pesquisas, gerar publicações e desenvolver e alimentar interfaces on-line (portal/blog/redes sociais), sempre com o fim de representar, conectar e fortalecer a atuação do profissional da sustentabilidade”, explica Daniella.

Inovadora dentro do mercado brasileiro, a Abraps vem ocupar uma lacuna existente no mercado brasileiro relacionado à sustentabilidade. “Até o nascimento da ABRAPS, não havia no Brasil nenhum fórum ou espaço onde os profissionais pudessem se encontrar e trocar informações e conhecimentos como pessoa física, e não jurídica.

Todos os espaços dedicados à discussão de temas relacionados à sustentabilidade até então tinham um foco organizacional, sendo empresarial, governamental ou do terceiro setor. O profissional trazia nesses espaços sua atuação, mas somente sob a ótica da organização que representava, dainstituição onde estava inserido”, relembra Daniella.

A proposta é que sejam discutidos abertamente desafios, soluções e necessidades que são comuns aos profissionais de sustentabilidade, não importando em qual organização ou instituição eles atuem.

Uma das características da Abraps é ser focada no profissional como pessoa física, ou seja, não está atrelada a partidos, organizações ou instituições que atuam dentro da associação. Assim, com o foco no profissional, é possível identificar as necessidades e dificuldades da classe dentro do sai a dia de sua atuação. 
“Estamos percebendo que, além de necessidades comuns, existem necessidades diferentes dependendo do setor ou até mesmo da região do Brasil onde esse profissional atua, e nosso desafio é definir quais as prioridades dentro das necessidades mapeadas em cada setor ou região”, comenta.

Desde que o trabalho da associação começou, em setembro de 2011, já foram feitos mapeamentos dos profissionais de sustentabilidade, definindo perfil, local de atuação, formação, necessidades, pisos salariais e as diferenças entre os profissionais das diversas regiões do país. 
“Com esse mapeamento resultando em ações práticas de fortalecimento, conexão e troca de conhecimento entre profissionais, seremos capazes de contribuir para um salto significativo de qualidade na atuação desses profissionais, proporcionando um desenvolvimento sustentável consistente em diversos setores e em todo o país. Assim, além do próprio profissional, toda a sociedade se beneficia”, salienta Daniella.


Missão

Representar, conectar e fortalecer a atuação do profissional da sustentabilidade

Visão

Ser referência como movimento de profissionais que atuam decisivamente em processos e iniciativas com foco na sustentabilidade para a preservação da vida

Valores

Ética
Respeito
Coerência
Comprometimento
Equilíbrio

Objetivos

Promover ações que busquem o desenvolvimento sustentável;
Representar formalmente os profissionais de sustentabilidade na defesa de seus interesses, tornando a atividade legítima e reconhecida na sociedade;
Articular e mobilizar profissionais dedicados ao assunto na sociedade;
Compartilhar, fomentar e construir conhecimento.

Benefícios Potenciais

Participação na rede;

Ferramenta online: acesso à área restrita com indicação de vagas no mercado e banco de CVs;

Recebimento prioritário dos resultados das pesquisas realizados e/ou apoiados ela ABRAPS;

Descontos em eventos, palestras, seminários e cursos;
Descontos em espaços, restaurantes, livrarias e serviços conveniados;
Criação e participação em Câmaras Temáticas;
Recebimento de newsletter.

Contatos

contato@abraps.org.br

www.abraps.blogspot.com

http://twitter.com/abraps

http://verd.in/jzo

http://www.facebook.com/abraps

Fonte: Revista Geração Sustentável