quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Marketing de mídias sociais: os piores conselhos que você pode escutar são…

The Worst Social Media Marketing Advice You Will Ever Hear
Para começar 2014 com um presente, segue este artigo publicado no blog do Jeff Bullas, consultor australiano que é um dos maiores especialistas do mundo em blogging e mídias sociais, e escrito por Sharon Michaels, design specialist na empresa Addictive Media, de Nova Delhi, India (mais internacional, impossível, admita)

Se você já foi a um parque de diversões, sabe qual o brinquedo que quase todo mundo está com vontade de experimentar. Ele pode ser imediatamente identificado pela longa fila de pessoas esperando para entrar nele. Aqueles que já tiveram a sua vez, podem tê-lo amado, ou simplesmente pensar que foi legar mas não vale o boxixo que tinha sido gerado. Muito poucos vão realmente odiar. Em geral, as pessoas vão lembrá-lo como uma experiência que vale a pena, que foi educativo, mesmo que isso não tenha dado certo do jeito que imaginavam.

O marketing de mídias sociais gozam de atenção semelhante nos dias de hoje. É impossível falar de SEO ou a indústria digital (ou seja lá do que for) sem que esse tema faça uma aparição sorrateira. Você pode amá-lo, você pode odiá-lo, mas não há como ignorá-lo. Sites como Facebook, Google+, Twitter, Pinterest tornaram-se palavras de ordem no setor de marketing e poucas outras coisas animam os profissionais online como os fenômenos de mídia social.

Fiel à natureza humana, aqueles que já tentaram marketing de mídias sociais estão sempre dispostos a nos oferecer valiosos conselhos sobre o que fazer e o que não fazer. Quanto do que eles dizem é baseado em boa lógica é questionável, mas quando as pessoas reúnem estas “pérolas de sabedoria ” e encadeiam uma estratégia de marketing de mídias sociais que não é muito produtiva, temos problemas em nossas mãos.

Neste artigo, vou tentar desmistificar algumas práticas comuns que podem parecer inofensivas, mas têm o potencial de sabotar sua campanha de mídias sociais no longo prazo. Parece assustador, não ? Se você não quer que aconteça com você, fique ligado até o fim do artigo. Promete ser educativo.

# 1. Estabeleça uma presença em todos os lugares

Em. Cada. Rede. Social. Esse conselho soa bizarro desde o início, mas tomando o número de pessoas que o tomam a sério faz-me acreditar que parece haver uma grave escassez de bom senso no mundo.

Quero dizer, vamos lá!, você tem alguma ideia de quantos sites de redes sociais existem aí fora. Vamos fazer um balanço deles. E, por uma questão de conveniência, vamos começar com os mais populares.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Google+
Pinterest
MySpace
Tumblr
Flickr
Instagram

Você ainda está comigo? Bem, vamos continuar …
Live Journal
Meetup
CafeMom
DevianArt
Tagged
VK
Friendster
Bebo
hi5
Flixster
MyLife
SkyRock
Zorp ……

Avise quando quiser que eu pare…
Sonico
ibibo
Xing
Tuenti
Netlog
Yelp
Badoo
Foursquare
QZone
Vimeo …

… Ok, eu estou perdendo o fôlego, mas não ficam só nesses!

O que eu estou tentando mostrar aqui é que existem redes sociais demais para serem todos ocupados. Se você está esperando ser ativo em todos eles, ou mesmo nos top 10 ou 15 mais populares, você vai acabar dedicando muitas, muitas (exaustivas) horas apenas para gerenciar seus perfis — o tempo que você poderia passar fazendo algo mais construtivo como, por exemplo, promover o seu negócio.

A coisa mais sensata a fazer é, a partir de um balanço de seu mercado, recursos e objetivos, escolher 3-4 plataformas sociais nas quais o seu público é mais ativo e usá-las dedicadamente. Por exemplo, se sua empresa lida com as viagens, design de interiores, paisagismo ou moda, o Pinterest é muito mais útil em comparação com o LinkedI . No entanto, este último representa um recurso inestimável se você está oferecendo produtos e serviços para profissionais de negócios.

Ao usar um grande número de plataformas, você apenas corre o perigo de se queimar muito rápido. Para economizar tempo e energia, seja seletivo sobre o meio que você está usando e você vai ficar bem. Confie em mim.

# 2. Poste atualizações sem parar!

Os gurus de mídia social irão fazer você crer que inundar seu infeliz público com um zilhão de atualizações ao longo do dia é boa estratégia de marketing. Sim, eu posso ver como eles chegaram a essa conclusão. Afinal de contas, há poucas coisas na vida mais agradáveis do que esbarrar em um anúncio a cada minuto ou atravessar uma inundação de mensagens irrelevantes. Ah, a alegria de entrar em sua conta de email e ver 2.671 mensagens de spam ou a emoção de encontrar o seu feed do Facebook preenchida com bobagens de todos os cantos do mundo! Quem gostaria de perder essas alegrias simples, certo?

ERRADO.

No caso de você não perceber a veia grossa de sarcasmo que atravessa o meu discurso acima, deixe-me soletrar para você alto e claro: 10.000 atualizações não é o mesmo que alto grau de envolvimento. Inunde redes sociais com brincadeiras tolas e a única coisa que você vai ver será seus seguidores tentando colocar a maior distância que for possível entre você e seus perfis.

O que torna as coisas ainda piores é quando você se recusa a personalizar suas mensagens de acordo com a rede social que você está usando. Caso você não tenha notado, cada plataforma atrai um público de fãs muito específica que define a cultura e o tom da conversa. Você não pode ir longe com o mesmo tipo de conteúdo em todos os lugares .

Por exemplo, você sabia que os seguidores do Tweeter preferem atualizações baseadas em texto enquanto os “facebookers” engajam-se mais com mensagens baseadas em imagem. Da mesma forma, o tipo de conteúdo que você pode ver no MySpace seria inapropriado para uma plataforma profissional como o LinkedIn .

O que estou tentando dizer é que a abordagem “copy-paste” não funciona aqui. É extremamente importante adequar as suas mensagens de acordo com o seu público. Eles são o foco do seu negócio e isso é, provavelmente, o mínimo que você pode fazer por eles.

# 3. Lidar com a negatividade

Quando se trata de lidar com comentários negativos sobre mídias sociais, os conselhos variam do cômico ao desconcertante e vai até o francamente bizarro. Ao ler esses comentários, eu não consigo deixar de questionar os motivos de esses chamados peritos que estão compartilhando sua sabedoria tão generosamente. Se eles estão falando sério , é preciso enviá-los de volta para as escolas de mídias sociais para algumas lições básicas. Se não forem, só posso descartá-los como brincalhões que se deleitam em maldade e caos.

Aqui estão alguns desses “conselhos” que você pode seguir… estritamente a seu próprio risco!

1 . Não responda comentários negativos: Se você está pensando em brincar de avestruz e enterrar a cabeça na areia até que a negatividade morra … bem, boa sorte! Seu público pode ser capaz de perdoar um erro genuíno, mas eles não vão esquecer que você não se importa o suficiente para lidar com a preocupação que eles levantaram. Isso é autêntico suicídio da marca.

2 . Responda todos os comentários negativos que você receber… e você não estará fazendo nada mais durante todo o dia! Como empresário, é importante diferenciar entre as pessoas que estão levantando preocupações genuínas e “trolls” que querem apenas causar problemas ou capitalizar a sua visibilidade. Escolha suas batalhas e lute contra aqueles que são os mais significativos.

3 . Mensagem apagada significa problema corrigido. Você realmente acredita no ditado “longe da vista , longe do coração”, não é? Você acha que a exclusão de um post ou de um comentário vai te tirar da água quente que estava cozinhando você? Desculpe desiludir você, mas o que foi lido não pode voltar a ser não-llido e o que é visto não pode tornar-se invisível. Além disso, ao contrário do que as pessoas podem pensar, o público nem sempre tem memória curta. Sua capacidade de lembrar e guardar rancor irá surpreendê-lo. Teste-o por sua conta e risco.

4 . Desabilite completamente o espaço de comentários. De todas as coisas absurdas que eu ouvi, esta definitivamente ganha o bolo… e a cobertura e a cereja no topo. Desativar comentários não vai impedir as pessoas de dizer o que eles pensam a seu respeito. Eles apenas irão fazer isso em seus próprios blogs ou perfis de mídias sociais onde vai ser muito mais difícil para você mediar a discussão. Ah, e isso também faz você parecer uma criança mal-humorada que não está disposta a lidar com a realidade .

Não existe uma política geral que posso recomendar para lidar com comentários negativos, com exceção de um – seja sincero. Lembre-se, um comentário pode transformar inimigos em amigos e detratores em simpatizantes. Embora eu não esteja dizendo para você para ir atrás de todas as coisas negativas que digam de você, não há mal nenhum em admitir os erros que você cometeu e contar que está tomando as medidas necessárias para corrigi-las. Você se mostrará como alguém que valoriza o feedback de um cliente e se importa o suficiente para fazer algo a respeito.

Isso não parece tão ruim , não é?

Fonte: www.laboratoriododoutornin.wordpress.com