segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Entenda a importância de cuidar da sua reputação na internet !

As redes sociais devem ser tratadas com cuidado, uma vez que elas acabam com a privacidade das pessoas e podem representar um risco para profissionais em posição de destaque nas empresas
Alguns meses atrás, o microblog Twitter passou a oferecer uma ferramenta pela qual seus usuários podem classificar os contatos em listas. A consultora norte-americana de redes sociais Allen Mireles decidiu, então, checar em seu perfil quais listagens a incluíam. “A ideia era saber se esses grupos refletiam a imagem que eu gostaria de transmitir pela Web”, disse ela, ao contar que, para sua surpresa, seu nome era citado no conjunto de amigos de um ator de filmes pornográficos e na lista de “pessoas que eu vi nuas” de um desconhecido.
A primeira reação da especialista foi bloquear tal ator de acessar seu perfil no Twitter – o que automaticamente a remove de suas listagens – e entrar em contato com o outro usuário, explicando que utilizava o microblog para fins profissionais e que não julgava apropriada sua presença em um grupo ligado à nudez. “Ele gentilmente respondeu que entendia meu ponto de vista e me retirou de sua lista”, diz Allen.
Essa história ilustra uma realidade que deve ser levada em conta pelas organizações: na medida em que os sites de conteúdo gerado pelos usuários tornam-se mais populares, aumenta a necessidade de dedicar algum tempo ao monitoramento da internet para saber o que tem sido dito sobre cada pessoa. “As redes sociais
escancararam a vida de muita gente e, por isso, devem ser tratadas com cuidado, principalmente por profissionais que ocupam posições de destaque em empresas”, explica o presidente da agência norte-americana de marketing online Tandem Interactive, Joe Larato.
Ele informa que o primeiro passo a ser tomado por um usuário de mídias colaborativas é saber o conteúdo que remete a seu nome em sites de busca. Se algo negativo aparecer, é preciso buscar uma forma de reverter isso, seja entrando em contato com o autor do conteúdo ou buscando outras maneiras de melhorar a credibilidade na Web.
O consultor norte-americano George Brown, que trabalha para melhorar a reputação de seus clientes na internet, afirma que é necessário fazer com que os 20 primeiros resultados da busca por um nome específico sejam positivos. “As pessoas raramente dão atenção aos resultados que aparecem depois disso”, justifica o especialista.
Segundo ele, há duas maneiras de alcançar esse objetivo. Primeiro, os usuários devem intensificar suas atividades nas redes sociais como LinkedIn, Facebook, Twitter sempre realizando comentários e assinando com o nome completo. Depois de uma semana fazendo isso diariamente, Brown afirma que as atualizações poderão ser feitas uma vez por mês. “O Google continuará considerando o perfil ativo e mostrando-o em seus primeiros resultados de busca”, diz ele.
A segunda opção citada pelo especialista é a aquisição de um domínio Web com o nome da pessoa – o que demanda pouco investimento e traz ótimos efeitos. Nessa página, o usuário deve escrever seu nome, telefones e e-mail de contato. “Com essas providências, posso garantir de que é possível controlar a reputação na Web – tanto de pessoas, quanto de empresas”, conclui Brown.
Kristin Burnham - CIO-UOL