terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Indústria automotiva acelera campanhas digitais !

Em uma única campanha, a Ford conseguiu 11 milhões de impressões em redes sociais, 5 milhões de contatos diretos em redes sociais, 11 mil vídeos postados, 15 mil tweets e 13 mil fotos compartilhadas. Quer mais?
A cada dia, empresas de automóveis vêm constatando que divulgar seus produtos pela internet é um bom negócio, tanto no âmbito financeiro quanto no alcance da propaganda.
Dois bons exemplos da tendência estão na Europa e na América do Norte.
Na França, a Fiat lançou sua primeira série limitada Fiat 500 Pink usando a mídia pela internet, por meio de um microsite chamado 500sopink.fiat.fr.
Os cem carros disponíveis podiam ser reservados apenas por este microsite. Metade deles foram reservados logo na metade do dia do lançamento da campanha.
Já nos Estados Unidos, a Ford anunciou que, em 2010, investirá 25% de sua receita para marketing em mídia digital. Com isso, a empresa americana vai gastar mais do que o dobro do montante investido pela indústria (9%).
A decisão foi tomada diante do sucesso da campanha Fiesta Movement. A campanha foi realizada em 2009 para lançar o Ford Fiesta nos Estados Unidos em 2010.
O objetivo era selecionar cem motoristas entre quatro mil candidatos para um testdrive no Ford Fiesta por seis meses pelas estradas americanas.
Esses candidatos selecionados teriam que compartilhar suas impressões em sites populares pela internet, incluindo redes sociais como Facebook e serviços de compartilhamento de vídeos, como o YouTube.
Resultado: antes do lançamento do produto, 37% de 15-30 dos que responderam à campanha indicaram que se sentiram atraídos pelo novo carro da Ford.
A movimentação em torno do Ford Fiesta criou 11 milhões de impressões em redes sociais; 5 milhões de contatos diretos em redes sociais (pessoas compartilhando e recebendo); 11 mil vídeos foram postados; além de 15 mil tweets (não incluindo re-tweets) e mais 13 mil fotos compartilhadas.
Recentemente, a Ford anunciou que irá renovar sua experiência digital no lançamento do Fusion 41.
Seguindo a mesma tendência, a Volkswagen irá comercializar o seu novo veículo GTI exclusivamente através de um aplicativo do iPhone. Para saber mais sobre essas iniciativas e conhecer outras da indústria de automóveis, leia esta análise – Automotive industry embraces online ad spend. [Webinsider]