quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Google quer tornar o Gmail mais sociável !

Empresa pode anunciar mudanças no serviço de webmail dotá-lo de recursos de redes sociais, afirma jornal.
O gigante de buscas planeja ajustar o Gmail para facilitar a vida de quem o usa o serviço de webmail e também participa de redes sociais. Com isso, a empresa quer levar ao Gmail capacidades já disponíveis em redes como o Twitter e Facebook. O Google deve anunciar as mudanças ainda esta semana, segundo informou The Wall Street Journal nesta segunda-feira (8/2) citando fontes anônimas ligadas ao projeto.
Se a informação for correta, o Google é a mais recente empresa de internet a tentar acrescentar recursos de redes sociais a serviços de comunicação online. O Yahoo e a AOL já submeteram seus respectivos serviços de webmail e mensageria instantâneas por processos de socialização.
O que ainda não está claro qual o impacto que iniciativas de acrescentar a experiência de redes sociais a serviços de comunicações pela web podem ter.
O Facebook, com seus cerca de 400 milhões de membros em todo o mundo, tornou-se o site preferido daqueles que buscam interações de rede sociais em um nível mais pessoal com diversos tipos de controle de privacidade.
Enquanto isso, o Twitter, se firma como o serviço online no qual pessoas e empresas podem postar comentários curtos públicos na rede mundial.
Enquanto o Gmail, o comunicador GTalk, em companhia de outros serviços de webmail e mensageria do Yahoo e da AOL atendem milhões de usuários, as pessoas ainda os associam a seus serviços de comunicação elementares.
O Google possui sua própria rede social, o Orkut, que é muito popular em algumas regiões do mundo, como o Brasil, mas está longe de ter o apelo obtido pelo Facebook.
O Facebook tem avançado a ponto de ser tornar um competidor sério para o Google, a ampliar a oferta de serviços para áreas onde o Google já está. Um exemplo disso é o fato de que muitos usuários do Facebook fazem buscas dentro da própria interface da rede social por meio do Bing, da Microsoft.
Além disso, muitos produtores de conteúdo estão entregando sua matéria prima dentro do Facebook, rivalizando diretamente com o Google News. O Facebook possui ainda um sistema interno de mensageria e capacidades de comunicação instantânea, bem como funcionalidades para compartilhamento de fotos e vídeos.
Fonte: PCWORLD-UOL