terça-feira, 17 de maio de 2011

Destruindo os 7 Mitos do Marketing em Mídias Sociais para B2B

Muitas empresas B2B ainda são hostis aos benefícios do marketing em mídias sociais porque acreditam que não é do interesse delas e que é útil apenas para as empresas B2C que lidam diretamente com o cliente final. É tempo de quebrarmos alguns mitos:

Meus clientes não utilizam Mídia Social

O Brasil é um dos países que mais utiliza redes sociais em todo o mundo. Enquanto globalmente cada usuário fica on-line, em média, 22,6 horas por dia, no Brasil esse índice tem sido de 26,4 horas, segundo dados da comScore. As pessoas envolvidas nos processos de decisão de compra de uma empresa também são usuários de redes sociais, não perca esta oportunidade.

Mídia Social não vale a pena para os poucos clientes B2B que temos

A verdade é que seria o oposto. Como a quantidade de clientens é menor, o impacto de um cliente individual B2B, assim como a lealdade e a recomendação seria maior e mais fácil. Além disso, as compras B2B são freqüentemente muito estudadas pelas empresas, de modo que as recomendações ou ser capaz de falar com a empresa através de redes sociais facilita o processo de decisão de compra.

Você não pode usar estratégias de mídia social B2C no B2B

Estudos mostram que redes sociais são utilizadas no Brasil são Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin e os blogs. Se B2C utiliza o mesmo meio como B2B, por que não poderia aplicar estratégias semelhantes?

Os quesitos principais para o êxito na mídia social são os conteúdos, a humanização, a escuta e impulsionar o processo de decisão. Estes pontos pertencem a ambas as empresas como B2B e B2C e sempre se aplicam aos clientes, funcionários ou clientes em potencial.

Se ninguém tweeta sobre uma empresa, essa empresa não precisa de marketing de mídia social

Mídia Social é muito mais do que Twitter. Na verdade, falar dos meios de comunicação social na sua empresa é mais um motivo para incentivar a conversa sobre a marca em redes sociais.

Ter uma página no Facebook é suficiente para a estratégia de mídia social

Ter uma página no Facebook não fornece nenhum valor à estratégia de mídia social em si, é como se estivesse nas páginas amarelas 2.0. O importante é o que você faz com sua página do Facebook e como você consegue gerar uma comunidade em torno da página. Quando você tem uma boa estratégia no Facebook, é necessário diversificar para outras redes sociais.

O uso de mídia social para atendimento ao cliente é ineficiente

Na verdade, o contrário é mais correto. Você só tem 140 caracteres para prestar seu serviço ao cliente no Twitter (algo mais no Facebook), mas por outro lado, os clientes terão apenas 140 caracteres para reclamar! Atender ao telefone é uma das interações mais caras para qualquer empresa, por que não utilizar redes sociais para responder as perguntas de seus clientes e assim poupar dinheiro suficiente em seu negócio. Resolver o problema de um cliente pode ajudar a resolver o mesmo problema de outros que te seguem em mídias sociais.
 
A mídia social não pode ser medida

Muito pelo contrário Marketing em mídias sociais é uma das estratégias de marketing mais mensuráveis que existem. Todos os meios de comunicação social podem ser medidos, é difícil saber o que queremos medir na nossa estratégia on-line (amigos, seguidores, interações, retweets, visitas no nosso site ou blog). Tudo depende de como definimos nossos objetivos.