terça-feira, 17 de maio de 2011

O valor de um fã no Facebook

Enquanto o Facebook amadurece como um canal viável de marketing e serviço ao consumidor, muitas empresas estão buscando quantificar e entender o impacto da rede em sua verba de marketing. 
Calcular o ROI do Facebook nos esforços de marketing inclui múltiplas variáveis, o que dificulta o entendimento de seu real valor, potencial e benefícios a longo prazo.

O mercado:

As marcas estão lutando para entender o impacto e a contribuição do Facebook no sucesso de suas campanhas de marketing. Muitas consideram apenas o retorno gerado pela campanha, e não o valor retribuído ao seu negócio a longo prazo. Isso resulta em uma vantagem perdida entre as agências e os executivos, de utilizarem plenamente os benefícios e potencial de marketing do Facebook.

O valor do fã no Facebook (a partir de metodologia e pesquisa por Syncapse*):
O ROI de um fã no Facebook pode ser entendido a partir do conhecimento de indicadores-chave de desempenho que determinam: aumento de vendas, lucro e principais diferenças entre usuários que são fãs e que não são. Esse valor é refletido não apenas pela ação de se tornar um “fã”, mas também pelo valor da audiência e os benefícios que a marca oferece aos usuários que “curtirem” sua página.



1. Gasto com produto: a pesquisa de Syncapse indica que os fãs no Facebook são consumidores de maior valor, com uma média de gasto em produtos maior do que os não-fãs. De 20 marcas estudadas, os fãs reportaram, em média, $71.84 por ano.

2. Fidelidade: fãs no Facebook são mais fiéis à marca. Em média, eles são 28% mais prováveis de continuar a usar a marca que os não-fãs. Esse dado ilustra a importância da audiência do Facebook a curto e longo prazo, nos esforços de marketing das empresas.

3. Recomendação: de acordo com a pesquisa, 68% dos fãs no Facebook tem a propensão de recomendar esses produtos e marcas “curtidos”, enquanto apenas 28% dos não-fãs o fariam. Isso sugere que uma grande base de fãs resultaria em um aumento no número de consumidores dispostos a recomendar a marca, demonstrando, a longo prazo, uma vantagem financeira para a empresa.

4. Afinidade com a marca: de acordo com a pesquisa, 81% dos fãs disseram que se sentiam conectados e tinham empatia com as marcas “curtidas”, comparado com apenas 39% dos não-fãs. 87% dos fãs sentiam carinho, gratidão, felicidade e satisfação, comparados a 49% dos não-fãs. A maioria das marcas mostrou um significativo gap entre a afinidade de fãs e não-fãs, uma evidência de sua importância e valor.

5. Valor como mídia: o propósito deste estudo é calcular o valor de um fã no Facebook, em comparação com a audiência da Internet em geral. Levando em conta as 20 marcas “curtidas” no Facebook que foram avaliadas na pesquisa, a média do valor de um fã no Facebook, calculada a partir do modelo Syncapse, é de $136,38.

6. Custo de aquisição: nem todos os fãs são iguais. Alguns são extremamente ativos e outros nunca participam. Isso faz com que o valor monetário de um fã varie bastante. O fã de maior valor, de acordo com a pesquisa, foi o do McDonald’s, que apresentou um valor anual para a empresa de $508,16. Este fã seria um visitante frequente, altamente fiel e ativamente participativo. Já um fã mediano do McDonald’s no Facebook teria o valor de $259.82.

*A pesquisa quantitativa da Syncapse foi realizado em conjunto com a Hotspex Market Research e consistiu em um levantamento de dados 25 minuto, usando o painel online. Dados foram coletados de mais de 4.000 participantes em toda a América do Norte em junho de 2010. Conheça mais sobre a metodologia e os cálculos realizados neste documento.



Fonte: Syncapse
Infográfico: Edelman Digital