quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inovação e eficiência desafiam as empresas brasileiras

Convergência Digital - Cobertura Especial CeBIT 2012 


Os avanços da Tecnologia da Informação impõem a reinvenção dos modelos de negócios das corporações brasileiras.

Tendências como computação na nuvem, mobilidade, big data e análise de informação exigem novas frentes de trabalho e uma postura mais arrojada dos executivos, destacou o CTO da IBM Brasil, José Carlos Duarte, que realizou a abertura da BITS 2012, em Porto Alegre, ontem (terça-feira, 15/05), em Porto Alegre.

Durante a sua apresentação, o executivo enumerou que, hoje, tendências tecnológicas movimentam o mercado.

São elas: computação na nuvem, virtualização, social business, mobilidade, big data, analytics, IBM Watson, interação homem/computador, sustentabilidade;TI verde e consumerização de TI. 

Duarte assumiu que a TI está em mutação e o CIO precisa se adequar aos novos tempos. "Não adianta proibir o uso de dispositivos pessoais no dia-a-dia da empresa. É preciso se criar políticas para se beneficiar desse momento", destaca o CTO da IBM Brasil.

Também falou da necessidade de as empresas adotarem as mídias sociais como ferramentas de negócios lembrando a agência bancária criada pelo Bradesco, no Facebook, e o uso da computação na nuvem pelo Banco Santander.

E deu um conselho aos empresários nacionais: Fiquem atentos aos movimentos dos seus rivais. No caso da informação, uma dica: Trate bem o seu dado. Ele é o seu diferencial competitivo. Assista a entrevista exclusiva de José Carlos Duarte à CDTV, do Convergência Digital, concedida durante a BITS 2012.



Fonte: Convergência Digital/Uol