quarta-feira, 13 de outubro de 2010

5 coisas que você precisa saber sobre o Facebook Groups

Ferramenta permite adicionar qualquer um dos seus amigos a um grupo para compartilhar fotos, opiniões e documentos de texto.
Ian Paul


Você seria capaz de adicionar seus amigos a um Facebook Group sem a permissão deles? Essa é a pergunta que alguns críticos estão fazendo após blogueiros serem adicionados a um grupo sem o devido consentimento. Para os desinformados, o novo recurso permite adicionar qualquer um dos seus amigos, compartilhando conteúdos privados como fotos, opiniões, eventos e documentos de texto. 
Tudo começou quando Michael Arrington, do site TechCrunch, e o empresário Jason Calacanis foram adicionados a um novo grupo chamado NAMBLA - uma abreviação para North American Man/Boy Love Association. Arrington depois adicionou o próprio CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.  
Embora o NAMBLA tenha sido claramente uma piada, Calacanis não achou engraçado e enviou um e-mail para Zuckerberg, também postado em seu blog, alegando que as pessoas devem ter a possibilidade de aceitar ou não a participação em um grupo.
Não seria melhor se os grupos fossem direcionados, não automaticamente, mas sim apenas àqueles que concordem em participar? Claro que outros recursos são muito piores. Ele não é tão ruim quanto revelar a localização de alguém sem permissão ou o fato de expor os dados dos seus amigos a terceiros. 
No entanto, embora Group seja valioso, também poderá se tornar um problema. 
Abaixo, 5 coisas que você precisa saber sobre o nova ferramenta.
Apenas amigos
O site supõe que seus verdadeiros amigos não usarão esse nova ferramenta de forma maliciosa para adicionar usuários a grupos constrangedores, de acordo com Search Engine Land. Mas, se você tem 1000 amigos no Facebook, e só conhece realmente metade deles, as chances de você ser incluso em grupo no qual você não quer participar são muito altas.
Isso pode expor o usuário a links maliciosos de sites de phishing, como também a diversos tipos de malware. O que não é nenhuma novidade, já que as pessoas que você conhece, provavelmente, já colocavam em risco a sua segurança muito antes do Groups aparecer.
Brincadeiras
Todo mundo provavelmente sabe que alguns acharão engraçado adicionar um usuário a um grupo com um título um tanto controverso. Mas, acredito que essas brincadeiras morrerão rapidamente. Se um de seus amigos não parar com esse tipo de piada, não importa, você sempre tem a opção de cancelar sua participação, utilizando a ferramenta unsubscribing. Na verdade, o recurso é mais poderoso do que você pode imaginar.
Quando Arrington adicionou Zuckerberg ao NAMBLA, o CEO do Facebook escolheu não continuar no grupo. Como também bloqueou Arrington de adicioná-lo para qualquer outro.
Isso pode parecer um pouco exagerado, mas mostra que a rede social quer que você faça escolhas prudentes. Novamente, porém, é fundamental reiterar que é mais importante que haja a opção de participar ou não. 
Controle a multidão
Qualquer pessoa pode acrescentar seus amigos, o que poderá ser um problema pela quantidade de usuários dentro de um mesmo grupo. No entanto, o administrador têm o poder de excluir membros e, até mesmo, de banir de forma permanente, caso queira.
Ao iniciar um novo grupo é possível estabelecer regras com os demais membros, principalmente, para reduzir o tamanho e os excessos.
Excesso de notificações
Muitos críticos estão reclamando que os e-mails de notificação sobre novo grupo podem rapidamente lotar a caixa de entrada de uma pessoa. Por padrão, você receberá um e-mail a cada ação tomada em um grupo. Para mudar isso, clique em "Editar Notificações" ou "Editar Configurações" no canto superior direito. Quando a janela pop-up aparecer desmarque a caixa relacionada ao recebimento de notificações por e-mail. 
Ainda existem bugs
Em meus testes, o novo recurso apresentou alguns comportamentos estranhos. Ao incluir novos integrantes em um grupo, por exemplo, apareceram diversas mensagens de erro. 
Também tive dificuldades para criar novos documentos de texto. 
No entanto, esses problemas podem estar ocorrendo porque a nova funcionalidade não foi realmente lançada para a minha conta.