quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As 16 regras da Social Media Optimization (SMO)

 
As 5 regras que, em 2006, foram definidas por Rohit, ainda são válidas e podem ser resumidas da seguinte forma:
1Aumento dos conteúdos ‘linkados’ em seu site posts, documentos, vídeos, etc. Aqueles contendo as informações relevantes ao seu nicho.
2Permitir que os usuários ‘compartilhem’ facilmente o nosso conteúdo nas redes sociais: Adicione botões de social bookmarking para compartilhar no Orkut, Facebook, Twitter, etc.
3Corresponder aos Links recebidos: verificar de vez em quando quem nos linkou e linkar de volta a partir do nosso conteúdo, é uma boa prática segundo Rohit para favorecer o crescimento de links de entrada.
4Ajude o seu conteúdo para “viajar” na internet: mais uma vez, se você tiver conteúdo de qualidade compartilhe-o através de seu perfil do Twitter, página do Facebook, canal do YouTube.
5Incentivar a co-criação de conteúdo: permite a utilização do seu conteúdo através de canais como o YouTube e feeds RSS para que outros possam usá-lo e gerarem links para o seu site. 

Regras 6 e 7 adicionadas por Jeremiah Owyang
6Seja uma fonte útil para os usuários, mesmo que não seja diretamente: Dê valor aos seus usuários, incluindo links para páginas ou informações que possam ajudá-los com seus objetivos e finalidades.  Desta forma, o seu site se torna o ponto de referência para uma comunidade específica. ”Isso reforça a conceito SMO”? Se as pessoas “linkam” à sua página e os “marca” como útil isso irá melhorar a sua visibilidade social.
7Recompensa seus usuários fiéis: Esses usuários serão boas influências ou porta-vozes da página. Encontre maneiras de “recompensa-los” um brinde, um curso ou um livro.  Isto pode não ser SMO, por si só, mas ajuda a melhorar a fidelidade de sua comunidade para o seu site.

Regras 8,9,10 e 11 adicionadas por Cameron Olthuis
 
8Participe: Junte-se à conversa. Internet está se tornando uma rua de mão dupla para “conversar” com a sua comunidade e assim levar as pessoas a falarem de você.  Participe e faça sua mensagem se espalhar o mais longe e mais rápido.
9Saiba como chegar ao seu público: Se você não conhece o seu público, você está em apuros. Nós queremos que todos usem o nosso produto, mas seja realista. Haverá sempre um público específico que vai achar interessante e outros não. Preocupe-se em agradar que realmente está interessado.
10 – Criar conteúdo: Existem certos conteúdos que se espalham socialmente de forma natural, não importando de qual nicho você é ou como seus produtos são vendidos, há um tipo de conteúdo que funciona. Talvez fazer as pessoas rirem, escrever artigos ou cases, ou oferecer aplicativo que seja útil. Procure pesquisar que tipo de conteúdo irá funcionar com você.
11 – Seja autêntico: Uma comunidade não recompensa aqueles que são falsas.
Regras 12 e 13 adicionadas por Loren Baker 
 
12 – Não esqueça suas raízes, seja humilde: Se você se tornar um “BLOGSTAR” ou a página recebe um tráfego impressionante, não deixe que isso suba a cabeça. Lembre-se daqueles que o ajudaram a estar lá. A manutenção dessa relação será positiva para todos os envolvidos.
13 – Não tenha medo de tentar coisas novas, manter a sua nova proposta: Internet como um fenômeno social se transforma a cada minuto. Esteja consciente das novas ferramentas, produtos e desafios.
Regras 14,15 e 16 adicionadas por Lee Odden 
 
14 – Desenvolver uma estratégia SMO: definir os objetivos e definir metas. Tenha plena consciência do que você deseja alcançar, como resultado dessas táticas. Pode ser a reputação, vendas, influência, credibilidade, tráfego, page views, etc.
15 – Escolha a sua táctica sabiamente: Esteja ciente de que as ações têm mais impacto sobre a busca de seus objetivos.
16Faça do SMO parte do seu processo de melhores práticas: busque maneiras de incorporar as táticas de SMO a seu processo de trabalho, documente-os e os distribua para todos os envolvidos. Comece com o mais fácil (incluir links para outros sites) e evolua a partir daí.
A Otimização de Mídias Sociais “tornou-se uma ferramenta de marketing bem sucedida por uma razão simples”. Ela funciona. Diferentes comunidades online como Twitter e Facebook têm explodido com perfis para todos os gostos, desde alunos do ensino médio que fala sobre suas bandas favoritas, a um a campanha publicitária.