segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Composição de tweets fica mais fácil no Novo Twitter

Novidades como Auto-complete e Reply-to-All dão agilidade ao envio de mensagens, mas só podem ser aproveitadas por quem tem a interface nova.

Dois recursos há muito solicitados pelos usuários do Twitter começam a ser oferecidos aos usuários do microblog. São o Reply to All, uma forma de responder, num comando Reply, a todos os usuários citados num tweet, e o Auto-complete, que tenta adivinhar, já pelas primeiras letras, o nome do usuário que você quer mencionar.
Segundo o TechCrunch, que foi um dos primeiros sites a divulgar a novidade, os dois recursos tinham sido adiantados pelo engenheiro de software Dustin Diaz, do Twitter, a um blogueiro americano. Em 21/9, a liberação dos recursos começou a circular na Internet. No entanto, eles só funcionam para quem já recebeu a interface do Novo Twitter.
O Reply-to-All funciona quando se deseja responder a um tweet por meio do botão Reply. Na interface antiga – e que ainda é utilizada por muitos – um clique no botão Reply de um tweet fazia aparecer, na caixa What´s Happening, apenas o nome do usuário que o enviou.
No Novo Twitter, um clique no botão Reply de um tweet fará com que surja, na caixa de tweet, o nome do remetente e os nomes dos outros usuários citados da mensagem. Curiosamente, esses outros usuários já aparecem marcados – caso se deseje eliminá-los da mensagem, basta pressionar a tecla Del.
Já o Auto-complete pode ajudar a lembrar o nome de um usuário na hora de compor um tweet. Ao digitar o sinal de arroba e a primeira letra do nome, uma caixa de seleção surgirá na tela, com uma lista dos nomes iniciados com as letras digitadas. Vale lembrar que, dependendo do navegador e das configurações utilizadas, a caixa pode não aparecer.