quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Tanto se fala em Mídia Social, mas você conhece sua origem?

O que são as Mídias Sociais? Várias pessoas têm respondido esta pergunta, todas as definições têm em comum um grupo de palavras chave:
  • Usuário, emissor, cliente, audiência.
  • Compartilhar, conversar, atuar, opinar, comunicar, intercambiar, publicar, participar, conectar, gerar, fluir, escutar.
  • Conteúdo, mensagem, informação, experiências, conversações, relações sociais, textos, fotos, vídeos.
  • Tecnologia, Ferramentas, aplicações, espaços de comunicação, plataformas de publicação.
Quaisquer destas combinações definem o que são as Mídias Sociais e podemos resumir em: Usuários compartilhando informação = Mídia Sociais
Origem do Termo
Em 1997 foi criada uma página web para conectar pessoas chamada Six Degrees. Este inovador site que surgiu para conectar as pessoas (networking) e seguiu os seguintes princípios das Mídias Sociais:
  • Perfil de usuários
  • Listas de amigos
  • Compartilhar amigos com os demais
Este site foi retirado do ar três anos depois porque os usuários estavam incomodados por estar compartilhando suas informações com pessoas estranhas, o site também não estava online o tempo todo devido a dificuldades técnicas e o resto das pessoas não entendiam seu funcionamento.
A pesar de seu fim o Six Degrees ajudou a estabelecer as principais características dos sites de Mídia Social que mais tarde seriam usados por milhares de redes. Depois do Six Degrees foi questão de tempo para começar a surgir várias redes com o mesmo proposito.
Um site do mesmo estilo do Six Degrees surgiu em 2002 o Friendster, ganhou popularidade entre vários coletivos ativos na Rede e a partir dai começou a revolução na web , surgiram várias redes, Myspace, Linkedin, Orkut, Facebook, Twitter, Xing, Netlog entre outras.
Sem sombra de dúvidas as Mídias Sociais deixaram de ser uma moda e estão se consolidando dentro das estratégias de grandes Marcas, como espaço para desenvolver uma estratégia de comunicação.
As empresas seguirão desconfiando do potencial das Redes sociais e as pessoas seguiram sobre dimensionando sua influência para melhorar suas carreiras profissionais.” Alfonso Alcantara.