sexta-feira, 23 de setembro de 2011

E o Facebook? Mudou mais uma vez!

Escrito por
 
Ontem, 22.09, o Facebook promoveu em São Francisco, Califórnia, a edição anual de seu F8, encontro onde Mark Zuckerberg apresenta grandes novidades para a rede. 
 
Hoje, o CEO lançou a Linha do Tempo, novo perfil que permitirá que o usuário se expresse melhor, descubra novas coisas por meio de seus amigos e controle como contará sua história.



Perdeu a apresentação? Assista aqui!
Mas, como funciona agora?

Desde o início do Facebook, seu perfil foi o lugar onde você conta a sua história. Pessoas o usam para compartilhar tudo, desde as pequenas coisas, como seus pensamentos sobre um artigo, até eventos mais importantes de suas vidas, como as fotos de seu casamento ou o nascimento de seu filho.

A evolução do seu perfil

Voltando aos primeiros dias do Facebook, o perfil era bem básico – apenas seu nome, uma foto, escola que frequentou…coisas que você normalmente compartilha nos primeiros cinco minutos de conversa quando você conhece uma pessoa. Ao longo do tempo, o seu perfil evoluiu para refletir melhor como você realmente se comunica com seus amigos. Agora você pode compartilhar fotos do que você fez na semana passada e atualizações sobre como você se sente hoje.

Mas como o foco está nas coisas mais recentes que você postou, as coisas mais importantes saem da página. As fotos da sua formatura são substituídas por atualizações sobre o que você tomou no café da manhã. Digamos que você está prestes a se encontrar com um velho amigo – você prefere saber que ele comeu ovos esta manhã ou sobre o seu novo emprego dos sonhos?

Da maneira que o seu perfil funciona hoje 99% das histórias que você compartilha desaparecem. A única maneira de encontrar as mensagens interessantes é clicando em “Mensagens Antigas” na parte inferior da página. Novamente. E de novo.

Imagine se existisse uma forma fácil de redescobrir as coisas que você compartilhou e reunir todos os seus melhores momentos em um único lugar.

Apresentando Linha do Tempo – um novo tipo de perfil

Com a Linha do Tempo, agora você tem um lugar para todas as grandes histórias que você já compartilhou. Elas não desaparecem quando você adiciona coisas novas. A Linha do Tempo é maior do que o seu perfil antigo e muito mais visual. A primeira coisa que você notará é a foto gigante no topo. Esta é sua capa e é você quem escolhe a foto que colocará lá.

À medida que você se desloca para baixo, após sua capa, você verá suas mensagens, fotos e eventos em ordem cronológica. É você quem escolhe o que aparece em sua Linha do Tempo. Você pode marcar com uma estrela seus favoritos para duplicar o tamanho ou esconder coisas completamente.

Preenchendo os espaços

Se partes importantes da sua vida não estão na Linha do tempo, você pode voltar e adicioná-las. Outra opção é ir para o Activity Log. É lá que você encontrará tudo o que você já compartilhou desde que criou sua conta no Facebook. Clique em qualquer postagem para colocá-lo em sua Linha do Tempo para que seus amigos possam ver também.

Adicionando Aplicativos em sua Linha do Tempo

Apresentando um novo tipo de aplicativos sociais que permite mostrar as coisas que você quer de fazer, a música que você está ouvindo, as receitas que você está provando e muito mais na sua Linha do Tempo. Esses aplicativos também te ajudam a descobrir o que seus amigos estão fazendo ou querem fazer. Vocês podem se juntar se quiserem: ouvir a mesma música que um amigo está ouvindo ou assistir ao mesmo programa de TV, por exemplo.

Você pode começar a adicionar alguns desses novos aplicativos hoje, mas a Linha do Tempo só estará disponível daqui algumas semanas.

Quando você tiver sua Linha do Tempo, você pode optar por publicá-la imediatamente ou esperar alguns dias para revisar o que está lá e adicionar qualquer coisa que estiver faltando. Agora, você e seus amigos finalmente serão capazes de contar as diferentes partes de sua história – desde as pequenas coisas que você faz a cada dia até o seu maior momento. O que você vai criar? Nós não podemos esperar para descobrir.

Toda descrição das funcionalidades foram descritas por Sam Lessin, gerente de produto do Facebook, no blog da empresa.