A inovação é o grande trunfo de empresas como Apple, Whirlpool e a brasileira Natura, que figuram nos rankings de inovação do Brasil e do mundo
JOUBERT LIMA
Rogério Martins, da Whirlpool - empresa que está entre as mais inovadores do País incentiva funcionários de todos os setores a ‘pensar diferente’ e mantém banco de ideias
Rogério Martins, da Whirlpool - empresa que está entre as mais inovadores do País incentiva funcionários de todos os setores a ‘pensar diferente’ e mantém banco de ideias (Divulgação)
O grande desafio - comum a empresas de todos os portes, de todos os ramos, e em qualquer país - é a inovação. E na área de tecnologia, as respostas a esse desafio definem quem vive e quem morre. A inovação é o grande trunfo de empresas como Apple, Whirlpool e a brasileira Natura, que figuram nos rankings de inovação do Brasil e do mundo. Especialistas consultados por A CRÍTICA mostram o caminho das pedras para inovar e crescer em 2012.
O cientista, empresário e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manuel Cardoso ensina que inovação é o resultado de se pensar diferente sobre o que se faz atualmente. “É buscar novos conceitos para fundamentar formas diferentes de agir”, comenta.
Para Cardoso, a inovação tem como base a gestão do conhecimento, das informações já disponíveis. Primeiro, é preciso conhecer bem os fundamentos do que se quer inovar para não se prender a “porquês”, quem se prende muito ao porquê das coisas, dificilmente conseguirá inovar. “Outra coisa importante é saber questionar esses porquês. Muitas respostas surgem a partir daí”, ensina o cientista.
O caso whirlpool
Toda grande corporação que se preze precisa ter a inovação como item fundamental do planejamento estratégico. Nesse cenário, a Whirlpool é um caso emblemático. A empresa - que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid - mantém uma cultura de inovação que é referência mundial.
“É um dos diferenciais da empresa, a inovação faz parte da estratégia. É um dos pilares. Não acontece de forma esporádica. Para nós, inovação é oferecer soluções únicas que entreguem benefícios claros e que deem retorno aos acionistas”, diz o vice-presidente de desenvolvimento de produtos, Rogério Martins.
JOUBERT LIMA
Rogério Martins, da Whirlpool - empresa que está entre as mais inovadores do País
incentiva funcionários de todos os setores a ‘pensar diferente’ e mantém banco de
ideias
Rogério Martins, da Whirlpool - empresa que está entre as mais inovadores do País incentiva funcionários de todos os setores a ‘pensar diferente’ e mantém banco de ideias
Rogério Martins, da Whirlpool - empresa que está entre as mais inovadores do País incentiva funcionários de todos os setores a ‘pensar diferente’ e mantém banco de ideias (Divulgação)
O grande desafio - comum a empresas de todos os portes, de todos os ramos, e em qualquer país - é a inovação. E na área de tecnologia, as respostas a esse desafio definem quem vive e quem morre. A inovação é o grande trunfo de empresas como Apple, Whirlpool e a brasileira Natura, que figuram nos rankings de inovação do Brasil e do mundo. Especialistas consultados por A CRÍTICA mostram o caminho das pedras para inovar e crescer em 2012.
O cientista, empresário e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Manuel Cardoso ensina que inovação é o resultado de se pensar diferente sobre o que se faz atualmente. “É buscar novos conceitos para fundamentar formas diferentes de agir”, comenta.
Para Cardoso, a inovação tem como base a gestão do conhecimento, das informações já disponíveis. Primeiro, é preciso conhecer bem os fundamentos do que se quer inovar para não se prender a “porquês”, quem se prende muito ao porquê das coisas, dificilmente conseguirá inovar. “Outra coisa importante é saber questionar esses porquês. Muitas respostas surgem a partir daí”, ensina o cientista.
O caso whirlpool
Toda grande corporação que se preze precisa ter a inovação como item fundamental do planejamento estratégico. Nesse cenário, a Whirlpool é um caso emblemático. A empresa - que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid - mantém uma cultura de inovação que é referência mundial.
“É um dos diferenciais da empresa, a inovação faz parte da estratégia. É um dos pilares. Não acontece de forma esporádica. Para nós, inovação é oferecer soluções únicas que entreguem benefícios claros e que deem retorno aos acionistas”, diz o vice-presidente de desenvolvimento de produtos, Rogério Martins.
De acordo com o executivo, o modus operandi da companhia para fazer inovação segue cinco passos: diversidade com inclusão; captação e desenvolvimento de talentos; processos; metas e método (veja ao lado). Como resultado, a empresa lança mais de 200 produtos por ano, foi eleita pelo Best Innovator como a empresa mais inovadora do Brasil em 2010, e ficou na segunda colocação no ranking do ano passado.
Parte da estratégia da Whirlpool consiste em estimular os funcionários a procurar soluções e compartilhar suas ideias. Só em 2011, 2.700 ideias inovadoras serviram como base para a criação de conceitos e produtos que já estão nas lojas. São produtos como o fogão Brastemp Gourmand, que tem opção de assado a vapor; o refrigerador Brastemp Inverse Viva, que consome 25% menos energia, e as lava-louças fabricadas em Manaus que têm baixo consumo de água.
O modo como as empresas encaram o desafio da inovação é, fundamentalmente, o que vai definir se o posicionamento da companhia será de sucesso, como o da Apple - que dita os rumos da tecnologia -, ou como o da Kodak, que não conseguiu se reinventar e acaba de pedir concordata.
André Martins - pres. do JLIDE
Acredito fortemente que só com o avanço da capacidade empreendedora, aliada à capacidade de inovação, o Brasil entrará, nos próximos anos, no círculo virtuoso de que sempre falamos. Mas o que é empreender com inovação? Em minha opinião, é ter a capacidade de apostar em novas ideias, sejam elas para a criação de um novo produto, um novo mercado ou uma nova forma de gestão.
Inovar é apostar para ter êxito, mas não depender do êxito para apostar. Pode parecer paradoxal, mas não é. Só inova quem corre riscos e, ao arriscar-se, o empreendedor deve assumir a possibilidade de que nem tudo o que foi planejado se concretize. Para ser inovador, em qualquer cenário, é necessário haver aprendizado. Essa é a diferença que “faz toda diferença”.
Parte da estratégia da Whirlpool consiste em estimular os funcionários a procurar soluções e compartilhar suas ideias. Só em 2011, 2.700 ideias inovadoras serviram como base para a criação de conceitos e produtos que já estão nas lojas. São produtos como o fogão Brastemp Gourmand, que tem opção de assado a vapor; o refrigerador Brastemp Inverse Viva, que consome 25% menos energia, e as lava-louças fabricadas em Manaus que têm baixo consumo de água.
O modo como as empresas encaram o desafio da inovação é, fundamentalmente, o que vai definir se o posicionamento da companhia será de sucesso, como o da Apple - que dita os rumos da tecnologia -, ou como o da Kodak, que não conseguiu se reinventar e acaba de pedir concordata.
André Martins - pres. do JLIDE
Acredito fortemente que só com o avanço da capacidade empreendedora, aliada à capacidade de inovação, o Brasil entrará, nos próximos anos, no círculo virtuoso de que sempre falamos. Mas o que é empreender com inovação? Em minha opinião, é ter a capacidade de apostar em novas ideias, sejam elas para a criação de um novo produto, um novo mercado ou uma nova forma de gestão.
Inovar é apostar para ter êxito, mas não depender do êxito para apostar. Pode parecer paradoxal, mas não é. Só inova quem corre riscos e, ao arriscar-se, o empreendedor deve assumir a possibilidade de que nem tudo o que foi planejado se concretize. Para ser inovador, em qualquer cenário, é necessário haver aprendizado. Essa é a diferença que “faz toda diferença”.