terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Empresas investem seus negócios nas redes sociais

No Primeira Edição Online, de Alagoas, as mídias sociais como importante canal de vendas para seus produtos foi um dos destaques. 
 
 
 
 
"A Magazine Luiza, por exemplo, anunciou no último dia 26, que pretende abrir mais de 10 mil lojas nas redes sociais. De olho nessa tendência, pequenas empresas também começam a apostar no chamado social commerce", diz a publicação.

Segundo o veículo, o eiBOW é um dos novos negócios que pretendem surfar nessa onda. Lançada em novembro de 2011, a plataforma pretende ajudar o consumidor a personalizar suas compras e divulgar suas preferências aos amigos, com ajuda das redes sociais.

O site permite aos usuários a criação de eventos como, por exemplo, aniversários, chá de fraldas, casamentos e amigo secreto. A lista de produtos favoritos é divulgada pelas redes sociais.

A empresa carioca E-Like, criada também no segundo semestre de 2011, tem estratégia semelhante. 
 
Com um aplicativo chamado Meu Shopping, que roda no Facebook, a empresa divulga os produtos de marcas como Enoteca Fasano, Richard's, Maria Bonita Extra, Salinas, Cantão e Hope Lingerie.

O consumidor só precisa "curtir" a página no Facebook e escolher o produto. Toda venda é feita pela própria rede social e a E-Like, assim como o eiBOW, recebe uma comissão das empresas.

Mas embora o social commerce seja uma tendência irreversível, as empresas que decidirem vender seus produtos nas mídias sociais precisam tomar o cuidado de não importunar os consumidores com suas ofertas, avisam os especialistas. 
 
As marcas que, por oferecerem informações relevantes, cultivaram fãs e seguidores nas redes devem ser cautelosas ao usar suas páginas como canal de vendas, sob o risco de perder credibilidade.

Fonte: Primeira Edição Online - AL