segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pequenas empresas nas redes sociais: a hora é agora!



 








O ponto básico é a presença. Estar nas redes sociais é fácil, mas manter presença digital profissional é para poucos. 

 
Pequenas empresas podem usufruir desse meio para a criação e o estabelecimento de uma presença construída através de um conteúdo de qualidade
Usuários não querem mais propaganda direta, querem conteúdo, e isso qualquer pequena empresa com gestão séria nas redes sociais é capaz de produzir. Seja no gerenciamento desses canais ou no simples uso estratégico de hashtags, a hora é agora.

Já citei anteriormente os 4 pilares básicos que devem nortear uma pequena empresa ao entrar nas redes sociais. Agora vamos falar um pouco de como esse cenário está favorável, principalmente para pequenos empreendedores.

Dizer com total convicção que se trata da melhor forma de se relacionar com seus clientes pode ser um pouco arriscado, mas sem dúvida tem sido uma das mais eficientes maneiras de estar próximo aos consumidores. Um estudo realizado pela KMPG aponta que cerca de 70% das grandes empresas participam das redes sociais, seja na criação de perfis ou no monitoramento da imagem da empresa.


Quem lidera a lista é a China, com quase 80% das grandes empresas usando tais ferramentas. O Brasil vem em quarto acompanhando a média, com 68,1% de empresas de grande porte nesse meio. O que isso nos ensina? Mais do que nunca a hora é agora para pequenas e médias empresas adentrarem esse universo.

Basicamente, podemos listar 8 fatores para motivar sua empresa usar as redes sociais hoje. São ações de curto, médio e longo prazo, que podem ser exercidas por empresas dos maios variados segmentos. Podemos traduzir como possibilidades ímpares. Confiram:

Estar lado a lado com grandes empresas;
Custos mais acessíveis para pequenos empreendedores;
Ótima ferramenta para construir reputação;
Possibilidade de se descobrir nichos dentro de nichos;
Aproveitar a demanda da classe C entrando na web;
Aproveitar o consumo hiperlocal através de geolocalização;
Já começar como uma marca humana;
Crie histórias (conteúdo) e fortalecer sua marca.

Os 3 últimos itens são fundamentais para as pequenas empresas. O hiperlocal já é algo real. É possível mapear consumidores e descobrir tendências de consumo regionais (nicho do nicho), focando seu negócio e o direcionando para um rumo ainda mais certeiro. Outro fator que deve ser considerado é a classe C que já chega em um mercado onde banda larga, smartphones, computadores potentes e redes sociais são termos absolutamente comuns. Aproveite e caminhe junto a esse novo público.


Um outro ponto que tende a favor das pequenas empresas que querem entrar nas redes sociais é o fator da humanização. Marcas grandes estão passando pelo processo de "humanizar" a empresa, ação delicada e que deve ser muito bem planejada. Pequenas empresas que ainda não entraram nesse mercado podem exercer desde o início uma presença mais humana, ganhando tempo e espaço em relação aos concorrentes "tradicionais" que lá já habitam. Mas cuidado: humanizar é diferente de falta de profissionalismo.

Esses são os fatores básicos. Fique atento porque serão publicados novos posts sobre pequenas empresas nas redes sociais ao decorrer desse ano. 

Por Cleyton Carlos Torres, jornalista e blogueiro.