quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA: muitos apagam; milhares aderem

Cadê o Google?
FOTO: Reprodução


Google, Wikipedia, Reddit, Wordpress, Mozilla, Twitpic e outros milhares de sites aderiram ao protesto contra os projetos de lei antipirataria dos Estados Unidos, o SOPA (Stop Online Piracy Act) e o PIPA (Protect IP Act).

Nem todos suspenderam suas atividades, como fora ameaçado, mas boa parte dos principais domínios visitados no mundo trazem posts que explicam à audiência por que são contra as regulamentações que tramitam no Congresso do país.

O Google local, por exemplo, cobriu seu logo com um Doodle censurado e divulgou dados para afirmar que milhões de americanos se opõem às ideias porque elas censurariam a internet e desacelerariam o crescimento econômico.

A gigante de buscas ainda promove uma petição online para que os internautas entrem em contato com os congressistas para dizer que são contra os projetos.

Há um site dedicado exclusivamente ao movimento, o Strike Against SOPA & PIPA, que convida todos a entrarem no "maior protesto online da história" também por meio de uma petição.

Já a Wikipedia ficará fora do ar durante 24 horas. Ao acessar a página, o internauta encontra uma mensagem sombria: "Imagine um mundo sem livre conhecimento."

A Mozilla fez diferente: quem usa o navegador da companhia, o Firefox, verá sua página inicial preta e um aviso de greve, com o logo do browser cortado por uma faixa que diz "abaixo a censura" - a mesma coisa fez o Twitpic, mais popular serviço de fotos do Twitter.

O popular serviço de blogs Wordpress também está apagado. O site até divulgou um vídeo para contar como os projetos tendem a mudar a internet.
 



PROTECT IP / SOPA Breaks The Internet from Fight for the Future on Vimeo.