quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Computação na nuvem: Futuro nas mãos dos rivais Microsoft e Google

Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Da redação :: 05/01/2011


 
Muito se tem perguntado sobre quais empresas dominarão o mercado de Tecnologia da Informação daqui a 10 anos, principalmente em função do advento da computação em nuvem. Para James Urquahart, estrategista de mercado para cloud computing da Cisco, duas empresas que, hoje, sequer são consideradas no páreo deverão ser as mais reconhecidas em serviços de TI baseados na nuvem: Google e Microsoft.
Antes de explicar porque as duas companhias estarão no topo do mercado, o executivo lembra que, em dez anos, a computação em nuvem será absolutamente diferente do que é hoje e isso porque poucos fornecedores são capazes, hoje, de entregar serviços integrados.
"No futuro, as empresas, principalmente as pequenas, vão procurar por serviços integrados, sejam de um fornecedor ou de um ecossistema integrado. A questão é que elas vão querer uma única assinatura online para aplicativos pré-integrados que incluam finanças, colaboração, comunicação, CRM, gerenciamento de RH etc.", explica o executivo.
Para Urquahart, algum dia a nuvem vai oferecer este tipo de pacote aos seus clientes. “A questão é que hoje há poucas companhias capazes de atingir uma integração de sistemas em larga escala, e as duas mais capazes são o Google e a Microsoft”, diz.
Microsoft
Sobre a Microsoft, o estrategista da Cisco afirma que a companhia tem infraestrutura como serviço e plataforma como serviço (encontradas no Azure) como o centro de seu modelo de negócios, e são os aplicativos que vão conquistar a maior fatia de mercado no futuro. Indo além, Urquahart lembra que Steve Balmer, CEO da Microsoft, já deixou claro que todas as unidades de negócio da companhia estão procurando meios de oferecer seus produtos por meio da nuvem.
“Na mesma medida, acredito que eles farão esforço similar para garantir que todo o seu portfólio de produtos seja integrado. Imagine uma combinação do portfólio Dynamics com o SharePoint e você terá uma plataforma de TI para começar o seu negócio. Somando-se ao Azure, você terá uma plataforma de desenvolvimento de serviços que vai permitir customizar, ampliar ou inovar as funcionalidades dos serviços Microsoft”, diz.
Google
Já o Google, para Urquahart, tem seu foco totalmente voltado para aplicativos, sem preocupação com a infraestrutura. “Por outro lado, quando olhamos seu portfólio de aplicativos para usuários finais, e o quanto eles o tem modificado para atender necessidades de negócios, podemos ver a força do Google”, defende.
Para o executivo, o Google cria oportunidades com novas aplicações web o tempo todo e, naqueles onde obtém sucesso – seja pela grande base de usuários, seja pela geração de receitas – faz investimentos adicionais para aumentar seu apelo para um mercados cada vez mais sofisticados.
Urquahart acredita que o Google Mail é a mais madura destas opções, e que o Google Apps não está longe disso. “O que parece estar acontecendo agora é um esforço concentrado do Google para construir um ecossistema ao redor de suas ofertas de aplicativos, e o Google Apps Marketplace é o melhor exemplo disso”, lembra.
Urquahart afirma que as duas empresas têm as ferramentas básicas e a experiência para criar e oferecer um modelo de serviços “one-stop-shop”, e têm demonstrado que desejo de coloca-lo em prática, mas para isso terão que superar desafios. “Ambas terão que alinhar seus vários esforços para colocar estas visões em prática e cada uma tem uma série de aplicativos que representam grandes promessas, mas ambas têm um longo caminho para provar que podem, de fato, oferecer o serviço ideal”, conclui.