quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Evolução do Google | E o Trabalho de SEO?

Lembram como eram os resultados do Google antingamente? Apenas resultados ordenados, contendo titles, descriptions e urls em sua interface? Pois é, O Google está em constante evolução e cada vez mais notamos diversas mudanças em sua interface.
O Google passou a exibir vídeos, imagens, blog posts, resultados de tempo real do Twitter, notícias e tudo mais em sua interface dando origem a chamada busca universal.
Busca Universal Google
O Google começou a sugerir o que era mais comum para cada consulta que você começava a digitar, o chamado Google Suggest integrado na sua interface.
Google Suggest
Após realizarmos alguma busca, nos deparamos com uma nova interface, onde tinhamos diversos filtros e opções do nosso lado esquerdo.
Novas Opções de Filtragem do Google
Você não precisaria mais apertar o botão buscar para realizar uma busca, o Google já começa a mostrar os resultados de busca a cada termo/palavra que começamos a digitar, o famoso Google Instant.
Busca Instantânea do Google
Nas snippets nos resultados começamos a observar reviews, informações adicionais que iam alem dos dados básicos exibidos antigamente, os chamados Rich snippets, que recentemente incorporou a websites de ecommerce.
Google Rich Snippet
As buscas locais sofreram grande impacto com o Google Maps aparecendo dentro dos resultados de busca, agora cada vez mais a localidade de um site é um fator determinante para seu bom posicionamento.
Google Places
E o Google agora testa exibir uma prévia do design de um website em sua própria interface.
Novo Google Preview
Existem muitas outras mudanças sendo feitas além dessas citadas.
Mas onde eu gostaria de chegar com esse artigo?
O ponto importante de tudo é que surgem artigos falando que o SEO morreu, que o próprio Google está matando o trabalho de SEO, e por ae vai. Esqueça esse tipo de informação, isso é radicalismo por parte de quem quer gerar BUZZ. SEO evolui, e evolui muito. Quem trabalha na área de Search deve estar atento a todas essas mudanças e buscar cada vez mais como tirar proveito de cada uma delas. SEO é o conjunto de técnicas e habilidades que visam o melhor posicionamento de seu website, e isso independe das mudanças do Google, um trabalho bem organizado consegue ter um bom desempenho independente das inovações que apareçam. Algumas adaptações ás vezes podem ser necessárias para usufruir melhor de uma mudança, mas a consistencia em um trabalho de SEO é que determinará o sucesso de seu website pelos próximos longos anos.