segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Por um planeta mais inteligente

por CRN Brasil*
03/01/2011

Presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini, fala sobre as perspectivas da companhia para 2011



As perspectivas para o ano de 2011 são muito positivas. Vivemos um momento especial no segmento de Tecnologia da Informação, em que, cada vez mais, os investimentos estão se tornando estratégicos para os negócios, para promover melhorias na administração pública e na qualidade de vida da população.
Companhias de todos os portes estão utilizando a Tecnologia da Informação para ajudá-las em suas tomadas de decisão mais estratégicas, fazendo da TI uma importante munição para que se tornem mais produtivas, arrojadas na oferta de produtos e serviços inovadores sem, no entanto, deixarem de ser sustentáveis e integradas à comunidade em que estão inseridas. E isso beneficia todo o planeta.
Aos poucos, a população começa a perceber que o conceito do Planeta Mais Inteligente, o Smarter Planet idealizado pela IBM, não é uma estratégia de marketing, mas, sim, uma visão de negócio de como a tecnologia pode contribuir para melhorar a vida de cada um de nós, cidadãos: várias cidades ao redor do mundo já se beneficiam de uma gestão em que o trânsito é monitorado de forma mais inteligente, assim como os efeitos das fortes chuvas de verão são controlados por sistemas que ajudam os gestores a prevenir as catástrofes. E isso vale também para o gerenciamento da distribuição da energia elétrica, o transporte de grãos de cada safra e o gerenciamento das chamadas da população em casos de acidente ou incêndio.
Para o Brasil, que viverá um boom de eventos esportivos de grande porte a partir de 2013, entre os quais Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas, o momento é ainda mais oportuno para os grandes investimentos em infraestrutura que vão beneficiar os habitantes antes, durante e depois dos jogos. Um forte legado de modernização ficará no País, e o pontapé inicial para a maioria desses investimentos será dado em 2011.
Os eventos farão do Brasil uma importante vitrine para todo o mundo, o que torna crucial que a organização seja feita da forma mais inteligente possível.
Já há muita tecnologia disponível para toda esta transformação do setor privado e público, mas os investimentos que têm sido feitos por empresas como a IBM Brasil na área de pesquisas, através da implementação de centros mundiais no País, certamente acelerarão o processo de inovação, tornando 2011 um ano muito promissor para o Brasil. Que venha o ano novo...
Ricardo Pelegrini, presidente da IBM Brasil, especial para CRN Brasil.
Fonte: www.resellerweb.com.br