Antes do avanço dos meios de comunicação social, os anunciantes tinham a idéia de que só era possível se comunicar com os potenciais consumidores através de uma abordagem do tipo transmissiva: de cima para baixo, de mão única, e utilizando os melhores canais de comunicação de massa.
A mídia social é uma nova maneira de entender como as pessoas interagem com o conteúdo através de editores on-line, redes sociais, blogs e aplicações. O Facebook é uma rede social que tem grande importância na estratégia das empresas em redes sociais. Por isso, medir o impacto da presença no Facebook é vital.
As seguintes métricas são aquelas que podem ser monitorados:
Usuários:
* Número de fãs/ CURTIR.
* Visitas de landing pages (FBML).
Interações:
* Posts no mural do proprietário da página.
* Posts no mural de outras pessoas.
* Comentários / respostas às mensagens no mural.
* CURTIR em mensagens do mural.
* CURTIR em comentários e respostas.
Outras informações:
* Contato através do formulário no Facebook.
* Controle de Links Encurtados (por exemplo, bit.ly)
* Tráfego recebido do Facebook (em% do total)
Uma das razões pelas quais qualquer empresa / instituição / associação / ator / famosos deveriam usar uma página do Facebook são as estatísticas do Facebook Insight (para não mencionar a questão das condições de uso):
O Facebook envia um e-mail semanal com as estatísticas da página:
* Usuários ativos + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
* CURTIR ou fãs + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
* Mensagens no Mural e comentários + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
* Page Views + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
Além de oferecer um maior detalhe dentro Facebook: Na seção Estatística obtemos informações sobre usuários e suas interações com o nossa página. Todas estas estatísticas são mensais e podem ser exportados para Excel ou CSV.
Estatísticas de usuários do Facebook:
* Usuários ativos de Cada mês + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
* Novos “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
* Total de “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
* Demografia dos usuários (sexo e idade, países, cidades, idiomas).
* Atividade (Page Views, as referências externas, consomo de mídia).
Estadísticas de interações do Facebook:
* Pageviews das postagens
* Postagem diária
* Verificar dados como (CURTIR diários, comentários diários, Subscrições canceladas).
* Atividades da página (Menções, Discussões criadas, Publicações diárias de links no mural, Publicações diárias de Vídeos).
Com todos estes dados, podemos fazer um resumo completo para ver a evolução da página do Facebook e permitir comparações com períodos anteriores.