terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Métricas para medir o impacto do Facebook

Antes do avanço dos meios de comunicação social, os anunciantes tinham a idéia de que só era possível se comunicar com os potenciais consumidores através de uma abordagem do tipo transmissiva: de cima para baixo, de mão única, e utilizando os melhores canais de comunicação de massa.
 


A mídia social é uma nova maneira de entender como as pessoas interagem com o conteúdo através de editores on-line, redes sociais, blogs e aplicações. O Facebook é uma rede social que tem grande importância na estratégia das empresas em redes sociais. Por isso, medir o impacto da presença no Facebook é vital.

As seguintes métricas são aquelas que podem ser monitorados:
Usuários:


    * Número de fãs/ CURTIR.
    * Visitas de landing pages (FBML).

Interações:

    * Posts no mural do proprietário da página.
    * Posts no mural de outras pessoas.
    * Comentários / respostas às mensagens no mural.
    * CURTIR em mensagens do mural.
    * CURTIR em comentários e respostas.

Outras informações:

    * Contato através do formulário no Facebook.
    * Controle de Links Encurtados (por exemplo, bit.ly)
    * Tráfego recebido do Facebook (em% do total)

Uma das razões pelas quais qualquer empresa / instituição / associação / ator / famosos deveriam usar uma página do Facebook são as estatísticas do Facebook Insight (para não mencionar a questão das condições de uso):

O Facebook envia um e-mail semanal com as estatísticas da página:

    * Usuários ativos + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
    * CURTIR ou fãs + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
    * Mensagens no Mural e comentários + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).
    * Page Views + Aumento / diminuição do mesmo (em relação à semana anterior).

Além de oferecer um maior detalhe dentro Facebook: Na seção Estatística obtemos informações sobre usuários e suas interações com o nossa página. Todas estas estatísticas são mensais e podem ser exportados para Excel ou CSV.

Estatísticas de usuários do Facebook:

    * Usuários ativos de Cada mês + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
    * Novos “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
    * Total de “CURTIR” + Aumento / diminuição do mesmo (período anterior).
    * Demografia dos usuários (sexo e idade, países, cidades, idiomas).
    * Atividade (Page Views, as referências externas, consomo de mídia).

Estadísticas de interações do Facebook:


    * Pageviews das postagens
    * Postagem diária
    * Verificar dados como (CURTIR diários, comentários diários, Subscrições canceladas).
    * Atividades da página (Menções, Discussões criadas, Publicações diárias de links no mural, Publicações diárias de Vídeos).

Com todos estes dados, podemos fazer um resumo completo para ver a evolução da página do Facebook e permitir comparações com períodos anteriores.