Como medir a presença nos meios de comunicação social é um tema da moda.
Por dois motivos, porque as empresas estão começando a investir na construção de sua presença nos meios de comunicação social e porque eles querem saber o efeito que essas mídias possuem.
O principal problema que enfrentamos quando falamos em marketing em mídia social é que não sabemos o que precisamos medir, e como sempre por falta de objetivos. O primeiro passo é a criação de um Plano de Marketing para Mídias Sociais, e é essencial. Metas bem definidas (longo, médio e curto prazo) nos permitirá criar índices para medir o sucesso.
Alber Barra publicou uma série de artigos onde ele define que a presença nos meios de comunicação social é medida a partir de quatro perspectivas diferentes:
- Gestão da Reputação
- Posicionamento em Buscadores
- Branding
- Expansão do CRM
Outra coisa interessante foi levantada por Kelly Feller responsável pelas mídias sociais da Intel, ele demonstrou que 33% do trafego vem dos buscadores e os outros 33% vieram de outras redes e de campanhas publicitárias. Ao falar sobre a medição qualitativa ele falou de quatro indicadores:
- Influência: Estamos falando com os clientes?
- Privacidade: qual é o sentimento ou a afinidade de um cliente?
- Interação: os clientes estão tomando decisões?
- Participação: há clientes?
- Reputação: o que eles dizem sobre um.
- Popularidade: o que você diz.
- Influência: a capacidade de inserir uma mensagem que irá expandir os círculos de influência dos demais.
- Fonte: Bruno de Souza