terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Medindo ações do Marketing em Mídias Sociais

Como medir a presença nos meios de comunicação social é um tema da moda. 

Por dois motivos, porque as empresas estão começando a investir na construção de sua presença nos meios de comunicação social e porque eles querem saber o efeito que essas mídias possuem.

O principal problema que enfrentamos quando falamos em marketing em mídia social é que não sabemos o que precisamos medir, e como sempre por falta de objetivos. O primeiro passo é a criação de um Plano de Marketing para Mídias Sociais, e é essencial.  Metas bem definidas (longo, médio e curto prazo) nos permitirá criar índices para medir o sucesso.
Alber Barra publicou uma série de artigos onde ele define que a presença nos meios de comunicação social é medida a partir de quatro perspectivas diferentes:
  • Gestão da Reputação
  • Posicionamento em Buscadores
  • Branding
  • Expansão do CRM
Outra coisa interessante foi levantada por Kelly Feller responsável pelas mídias sociais da Intel, ele demonstrou que 33% do trafego vem dos buscadores e os outros 33% vieram de outras redes e de campanhas publicitárias. Ao falar sobre a medição qualitativa ele falou de quatro indicadores:
  • Influência: Estamos falando com os clientes?
  • Privacidade: qual é o sentimento ou a afinidade de um cliente?
  • Interação: os clientes estão tomando decisões?
  • Participação: há clientes?
E finalmente, Javier Godoy no Online Expert Fórum, ele aposta em três fatores:
  • Reputação: o que eles dizem sobre um.
  • Popularidade: o que você diz.
  • Influência: a capacidade de inserir uma mensagem que irá expandir os círculos de influência dos demais.
  • Fonte: Bruno de Souza