terça-feira, 22 de junho de 2010

Cinco formas de usar o Twitter para economizar

Existem muitos motivos para alguém ter um perfil no Twitter. Há pessoas que gostam de seguir políticos e celebridades, há quem passe a maior parte do tempo reclamando da vida e é possivel encontrar até dicas para usar seu dinheiro.
 
O site Moneywatch.com listou cinco maneiras de utilizar a rede de microblogs como aliada na hora de comprar televisões, livros ou pacotes de viagem.
Mas é preciso ser rápido porque as promoções que caem na rede tendem a durar menos tempo que o necessário para que a notícia se espalhe entre todos os seguidores. Veja as dicas para economizar:
1 – Vá direto à fonte: Sabendo do potencial de divulgação que o Twitter pode oferecer gratuitamente a uma marca, redes como a Americanas.com e as  livrarias Fnac usam a ferramenta para divulgar promoções que acontecem em suas lojas físicas, nos sites ou até mesmo promoções especiais para seus seguidores no serviço de microblogs. E as opções no Twitter não param por aí. Promoções de passagens aéreas, hospedagem ou pacotes de turismo também podem ser encontradas na rede. Um exemplo é o perfil do blog Melhores Destinos,que conta com mais de 75.000 seguidores.
2 – Procure pessoas com o mesmo interesse: É provável que você já siga amigos e familiares, então encoraje-os a dividirem suas experiências em compras e promoções realizadas via Twitter. A melhor maneira de fazer isso é dando o primeiro passo, ou seja, divulgue você mesmo seus bons negócios. Além disso, você pode procurar perfis que tenham interesses em comum com os seus, sejam restaurantes, livrarias, viagens, etc. Assim que começar a segui-los, você passará a receber mensagens, podendo então repassá-los aos seus seguidores.

3 – Deixe que um profissional lhe ajude:
Cresce a cada dia o número de perfis especializados em divulgar, na rede social, as melhores promoções que acontecem pela internet e ofertas especiais para seus próprios seguidores . Entre os brasileiros, o perfil Boas Promoções atraiu 17.000 seguidores com a divulgação de ofertas de produtos que acontecem em toda a internet, além de realizar promoções relâmpagos para seus seguidores.

4 – Escolha um destino:
Se você está planejando uma viagem, não deixe de procurar no Twitter perfis que tenham relação com o destino escolhido. Pode ser a Secretaria de Turismo, estabelecimentos comerciais ou perfis de dicas culturais relacionadas ao local. Um exemplo é o perfil Visite São Paulo, que conta com mais de 2.000 seguidores e divulga eventos culturais e promoções que acontecem pela cidade.
5 – Organize sua página: Depois de certo tempo usando o Twitter, pode ser que seu perfil encontre-se sobrecarregado de mensagens provenientes de pessoas que você segue. Para facilitar sua vida, existem ferramentas online e gratuitas que organizam suas mensagens, gerenciam suas conversas e ainda bloqueiam possíveis spams.  Basta fazer uma busca na internet e ter acesso a diversas opções como o HootSuite ou o TweetDeck.