terça-feira, 29 de junho de 2010

Orkut, Twitter ou Facebook? Veja qual é a rede social mais acessada no Brasil

Ibope divulga pesquisa e revela o número de acessos de cada site.  

Muito provavelmente você participa de pelo menos uma das redes sociais da web. Afinal, 86% dos usuários de internet no país estão presentes nas comunidades virtuais (veja detalhes abaixo). Orkut, Twitter, Facebook, Myspace, Linkedin são algumas dessas redes que fazem um tremendo sucesso entre pessoas de todo o mundo.
Mas, engana-se quem acha que essa mania circula apenas entre usuários comuns. A cada dia, empresas estão aderindo ao uso dessas ferramentas como estratégia de marketing, seja para expandir a visibilidade de sua marca, ou para interagir melhor com o seu púbico. Mas, entre todas essas redes sociais existentes, você sabe qual delas é a mais acessada no Brasil?

O Instituto Ibope Nielsen Online divulgou recentemente uma pesquisa que aponta o Orkut como a rede social mais acessada pelos brasileiros. Com 26,9 milhões de visitantes únicos no mês de maio, a rede social do Google ainda tem larga vantagem sobre Facebook e Twitter, que aparecem empatados com 10,7 milhões.

Relacionando com dados do mês anterior, as três primeiras colocadas tiveram acréscimo em suas audiências. Em abril, foram 26,5 milhões de visitantes únicos no Orkut, 9,8 milhões no Twitter e 9,6 milhões no Facebook.

De acordo com o Ibope Nielsen Online, esse número representa um crescimento de 23% de usuários ativos na categoria comunidades (que inclui as redes sociais) no Brasil, entre maio do ano passado e março deste ano.

Brasil é líder em acesso a redes sociais

Os brasileiros são os internautas que mais acessam redes sociais no mundo. Os dados são de levantamento do instituto Nielsen, realizado em abril. Ao todo, 86% dos usuários de internet do país estão presentes nas comunidades virtuais e passam cerca de cinco horas por mês nesses sites.

Depois do Brasil, os maiores usuários de redes sociais são os italianos (78% dos internautas estão nessas comunidades) e espanhóis (77%) dos usuários. Na Itália, o Facebook é um dos sites mais visitados. A rede social é, inclusive, mais popular que nos mercados de língua inglesa – Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – com 66% de usuários ativos, contra 63% do primeiro e 62% dos dois outros países.

Apesar de sua expansão em muitos países europeus e de língua inglesa, o Facebook tem dificuldade para penetrar no Japão, onde só conta com 3% de usuários.