sábado, 5 de junho de 2010

No mar sem se afogar ( a empresa nas redes sociais)!

O mar é grande e grátis. Assim como as redes sociais, usar não tem custo e traz benefícios. Usar mal pode acarretar em grandes prejuízos.
Por Igor Broseghini
O mar é um meio de diversão, trabalho, transporte e outras diversas atividades e o melhor: é grátis. Usá-lo não tem custo, mas usá-lo mal pode acarretar em grandes prejuízos. Assim também são as redes sociais. É super fácil de entrar nelas e os custos são baixos, mas se dar bem é uma outra história. Conheça algumas dicas para não errar nessa iniciativa.

Cautela

Essa é a primeira dica para começar a nadar no mar das redes sociais como mídia para o seu negócio.
Tenha cuidado ao se jogar nele, pois alguns dias está com altas ondas, revolto e correntes contra. Por outro lado, tem dias que o mar está tranquilo, às vezes tão tranquilo que é sem graça. Não embarque na euforia do momento e respeite o poder das redes sociais.

Conhecimento e preparo

Saiba nadar, mas só isso não adianta. Esteja também bem preparado fisicamente. Entrar na água sem esses dois atributos pode ser o fim. O mar tem suas surpresas e segredos. É comum entrarmos na água com o mar tranquilo e ele se revoltar de uma hora para outra contra nós. Nada pessoal. Mas é fundamental a técnica para sobreviver as intempestividades.
Uma rede social pode facilmente se transformar em um ambiente hostil para uma empresa ou uma marca, mas nada que não possa ser evitado ou revertido.

Defina o que quer e equipamentos necessários

Vou entrar nesse mar porquê? Para nadar e manter a forma? Para surfar e me divertir? Para mergulhar e pegar um peixe? Para cada objetivo temos uma prática que requer conhecimentos, habilidades e ferramentas específicos. Além disso, cada objetivo demanda uma definição da sua dimensão, pois, pescar um peixe de 200Kg é não é a mesma coisa que um de 2Kg em termos de equipamentos, local e profundidade do mergulho. Usar redes sociais como mídia ou canal de relacionamento requer definições claras e ferramentas especializadas.

Avalie os resultados e a sua performance

Atingi meu objetivo? Sim ou não? Como foi a minha experiência? Da próxima vez será igual? Tenho que melhorar? A quantidade de peixe fisgado é suficiente para saciar a minha fome? Preciso de novos equipamentos? Estas são algumas perguntas cujas respostas re-orientam sempre a estratégia nas redes sociais.

Curta também a praia

Antes do mar, existe a praia, que é terra firme. É nela que você descança, avalia seu desempenho e curte a experiência do mar com os amigos. Lembre-se então, que se lançar em redes sociais não é apenas uma estratégia online, mas também offline. Isso mesmo. Você deve estar atento para o fato de que investimentos em redes sociais devem prever ações offline também, porque quando bem trabalhadas juntas, podem gerar melhores resultados.
O mar é um meio que nos tira totalmente da zona de conforto, mas encanta a todos. Entrar pela primeira vez pode parecer complicado, mas com conhecimento, disciplina e persistência, qualquer atividade no mar pode ser bastante prazerosa. E assim também são as redes sociais, um mar de oportunidades que, se bem orientado e no tempo certo, todo mundo pode se beneficiar nadando de braçada.