segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Facebook, que já chegou aos 300 milhões de usuários, anunciou, nesta semana, que pretende superar o Google em faturamento publicitário. Mas como são criados anúncios no Facebook? Já publiquei uma apresentação basiquérrima sobre marketing e publicidade no FB, mas aqui mostro um passo-a-passo simples para criar um primeiro anúncio no Facebook.

1. Crie seu anúncio

anuncie no facebook - crie seu anuncio

Clique em http://www.facebook.com/ads/create. Nessa primeira fase são escolhidos: (1) URL de destino;  (2)  Título; (3) Texto do corpo; (4) Imagem. O primeiro é o endereço para o qual o internauta será encaminhado quando clicar no anúncio. É importantíssimo escolher a melhor página. Para cada objetivo, uma estratégia será feita. Mas é indispensável ter uma página de destino adequada, leve para carregamento e que contenha o que o anúncio promete. Nada de link deceptivo ou você vai ter um internauta que odiará sua marca. Opcionalmente, pode ser anunciado algo no próprio Facebook, como uma Página, Aplicativo ou Grupo. Essa opção é recomendada se já estiver sendo feito um trabalho de otimização no próprio FB.
Título permite a inserção de 25 caracteres. Como é o elemento textual de destaque é importante ser conciso (na verdade, não há outra opção) e direto. Coloque o principal atrativo do produto ou marca a ser veiculada.
Em Texto, permite-se a inserção de 135 caracteres. Não chega nem a um tweet. Além de ser direto e conciso, há de ser envolvente. O seu anúncio estará segmentado (veremos mais à frente), então escreva mostrando o melhor de sua marca/produto e como este pode suprir alguma necessidade de quem vê o anúncio. Se for uma campanha que já possua, em outros espaços e mídias, um conceito mais forte, o texto pode se referenciar para ganhar com a lembrança do usuário.
A Imagem pode servir a diferentes propósitos, como promoção da marca (como no caso desse anúncio). Se for uma marca conhecida, a inclusão desta chamará atenção e dará credibilidade. Mas acredito que o melhor é mostrar o produto ou serviço. O tamanho máximo e ideal é de 110 por 80 pixels. Você estará pagando o mesmo preço por uma imagem menor, então aproveite cada pixel em uma imagem que valha a pena ser vista.

2. Público-alvo 

Aqui está o grande trunfo do Facebook. É o maior site de rede social do mundo. Imagine a quantidade de informação gerada por tantos usuários, que preenchem seus perfis com informações geográficas, preferências musicais, entram em Grupos, adicionam Aplicativos e mais uma miríade de informações sobre si mesmos. Por questões de complexididade, ética e privacidade, o Facebook permite uma quantidade de customização mediana em comparação ao seu potencial.

anuncie no facebook - publico alvo

Nesta fase da criação do anúncio é permitido segmentar a exibição por: (1) Localização; (2) Idade; (3) Data de Nascimento; (4) Gênero; (5) Palavras-chave; (6) Educação; (7) Local de trabalho; (8) Relacionamento; (9) Sexualidade; (10) Idiomas; (11) Conexões.
O anúncio acima, por exemplo, delimita a exibição para mulheres brasileiras de 18 a 25 anos, solteiras, graduadas em ensino superior, bissexuais e que são fãs de Haagen Dazs. Tal possibilidade de segmentação (que poderia ser ainda mais efetiva, levando em conta que nem todas as pessoas colocam todas informações no perfil) permite a criação de anúncios com linguagem textual e visual, páginas de destino e datas de exibição para um público muito específico.

3. Campanhas e Preços

A partir do tipo de anúncio, público alvo e estimativas de pessoas no perfil desejado, é hora de escolher orçamento, datas de exibição e se vai pagar por CPM ou CPC. Para quem não sabe, CPM significa Custo por Mil. Ou seja, será pago um valor a cada mil vezes que o anúncio for exibido. Já CPC significa Custo por Clique. Ou seja, será pagado um valor para cada clique realizado. A escolhe de um modelo ou outro envolve analisar o poder da marca, atratividade do anúncio e orçamentos disponíveis.
anuncie no facebook - campanhas e precos 
Por enquanto, ainda não é possível comprar anúncios em moeda brasileira. Esse é um problema que deve ser sanado em breve, com o crescimento do Facebook em terras tupiniquins. O passo seguinte é confirmar a compra.
Depois de exibidos os anúncios, existe a etapa de gerenciamento de anúncios. Mas fica para outro post. Este já está enorme e não passa de uma introdução. Mas uma coisa é fato. Anunciar onde quer que seja, principalmente em mídia online onde a possibilidade de ajustes e otimizações na campanha durante a veiculação é maior, é uma tarefa que requer planejamento e muita habilidade. Fazer de forma amadora acaba gerando algumas situações nonsense e anúncios ruins constrangedores.