sábado, 19 de junho de 2010

Corrida eleitoral invade redes sociais !

A campanha oficial das Eleições 2010 só começa em 06 de julho, mas a pré-campanha na internet mobiliza os candidatos em uma verdadeira maratona de atualização de todos os perfis mantidos nas chamadas redes sociais. A equipe da precidenciável Dilma Roussef (PT), por exemplo, precisa ficar de olho em três endereços de twitter, um deles o pessoal da candidata, onde ela escreve sobre seu dia-a-dia na maratona visando o Planalto. Dois outros endereços foram recentemente criados, um com foco no eleitor jovem e outro nas demandas das mulheres. Dilma também está no Orkut, Facebook, no Flickr, Youtube e até no Identica, outra rede de microblog que funciona em software livre.
"A criação de perfis diferentes demostra uma tendência de amadurecimento das estratégias para internet nesta fase da pré-campanha", avalia a advogada e especialista em Direito Digital, Patricia Peck Pinheiro.
Se a petista diversifica as ações na web, cercando o internauta por todos os lados, na corrida por popularidade porém, o candidato José Serra (PSDB) ainda leva vantagem, pois tem mais que o dobro de seguidores no Twitter, mantendo apenas um endereço no microblog. Mas, sua págima no Youtube possui menos internautas inscritos que a da adversária, respectivamente 23 contra os 310 inscritos na página de Dilma Roussef. Na preferência do internauta no Youtube, Serra perde também para a página de vídeos da candidata Marina Silva (PV), que já soma 130 inscritos.
Na corrida pelo governo baiano, os três principais candidatos mantém médias muito próximas de seguidores no Twitter e de comunidades livres mantidas no Orkut
referindo-se aos nomes de Jaques Wagner (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB) e Paulo Souto (DEM). 
O diferencial neste caso, fica por conta dos blogues mantidos por Geddel e Paulo Souto e do site do governador, que por ser candidato a reeleição, tem relatórios de governo para apresentar.