sexta-feira, 29 de abril de 2011

O papel das redes sociais na visão de Nicholas Christakis

Especialista em redes sociais, o professor de Harvard acredita na forte influência delas na vida das pessoas




 
A segunda edição da CICI 2011 vai apresentar a palestra "Conectados: a influência oculta das redes sociais", ministrada pelo médico, professor da Universidade de Harvard e especialista em redes sociais, Nicholas Christakis.

Além deste tema, Christakis falará também sobre o best-seller "Connected: o poder das conexões" (2009) em que assina a coautoria com James Fowler.

Segundo o especialista, uma pessoa recebe e exerce influência sobre seus amigos, que por sua vez têm amigos também. Sendo assim, as ações podem influenciar pessoas que não se conhecem. Foi assim que Christakis começou a perceber a relação entre as redes sociais e o comportamento das pessoas que participavam delas. Além disso, começou a estudar de que maneira os sentimentos e emoções coletivos influenciam, positiva e negativamente, as pessoas em volta.

No início Christakis e o companheiro de pesquisas, Fowler, começaram estudando vários efeitos das redes sobre a saúde. "Descobrimos que se o amigo do amigo de seu amigo ganhou peso, você ganhou peso; se o amigo do amigo de seu amigo parou de fumar, você parou de fumar; se o amigo do amigo de seu amigo tornou-se feliz, você tornou-se feliz", explica.

Efeito - Essa dinâmica, para Christakis, mostra como a saúde de uma pessoa pode influenciar a saúde da sociedade e vice-versa. Ele revela também que opiniões, ideias e concepções não são individuais e que o comportamento humano é coletivo, ao menos dentro do círculo social de convívio. "Por isso existem grupos de pessoas mais alegres, com um humor sempre bom", exemplifica o autor.

Assim é o vínculo entre as pessoas que torna o todo maior, somando as partes e fazendo com que surjam as redes, como afirma: "E isso não é apenas o que está acontecendo com essas pessoas que estão perdendo ou ganhando peso, ou tornando-se ricas ou pobres, ou tornando-se felizes ou infelizes. Isso nos afeta. É também a própria arquitetura dos laços que nos rodeiam. A nossa experiência do mundo depende da própria estrutura das redes em que estamos e que residem sobre os tipos de coisas que navegam e fluem por meio da rede" finaliza.