quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Vendedor

Existe uma revolução avassaladora varrendo a profissão de vendedor nesse momento. A prospecção tradicional não funciona, o cliente é que define quando o vendedor pode abrir a boca ou não; a apresentação tradicional também não funciona, o cliente é que define o que ele precisa saber; a negociação tradicional também não funciona, o cliente é que define o que ele vai negociar com você.

O cliente está no poder, com a informação e as cartas marcadas.

Entretanto, o poder é solitário, e por mais que o cliente diga que não precisa da figura do vendedor, ele precisa.

Cabe então ao vendedor trabalhar duro todos os dias para transformar a sua figura de simples atravessador do mundo dos negócios em uma figura indispensável para as coisas acontecerem.

Aqui vão 12 Idéias para você colocar em prática em 2012 para se diferenciar como vendedor, ou diferenciar toda a sua equipe de vendas frente a tanto vendedor-pangaré que tem por ai.

1. O Vendedor tem que aprender a fazer apresentações virtuais. Chega de pedir ajuda para o suporte técnico da sua empresa para fazer uma simples apresentação de produtos. Chega de torrar dinheiro com pãozinho de queijo em hotel de luxo.

O Vendedor tem que aprender a fazer palestras virtuais usando ferramentas de web conferências.

Ao invés de sair correndo para visitar um cliente para apresentar a empresa ou produtos, o vendedor tem que ser capaz de ligar a sala virtual, chamar o cliente para dentro do ambiente virtual, e apresentar o seu produto ou serviço em 5, 10, 15 ou 30 minutos.

Ou aprende a fazer isso ou rua!

Está mais do que na hora do próprio vendedor ser capaz de fazer apresentações técnicas comerciais empolgantes e vendedoras.

Parte do trabalho de um verdadeiro vendedor é palestrar sobre os produtos e serviços que vende. Só vende quem faz apresentações de vendas. Quanto maior o número de apresentações de vendas que o próprio vendedor fizer, maiores serão as suas vendas.

Chegou a hora de você ser capaz de transferir uma ligação comercial para uma sala virtual e continuar a conversa com o cliente com slides de powerpoint de fundo.

Essa hora é 2012.

2. Almoço com Aprendizado. Eu estou cansado de ouvir desculpas sobre a falta de tempo para estudar. Vá para o inferno! É a desculpa típica de um país que paga mil reais de salário para professor de matemática e português. Chega de desvalorizar a educação! Vamos mudar esse cenário!

Ninguém, absolutamente ninguém, fica rico nessa vida trabalhando duro. Você tem que interromper o trabalho que faz de vez em quando para refletir sobre o que está fazendo de certo ou errado, e aprender novas técnicas sobre o que você faz.

Ok, o tempo durante a semana é apertado, então eu recomendo o "Almoço com Aprendizado".

O Almoço com Aprendizado é um programa semanal que rolaria toda terça e quinta-feira, onde das 12:00 as 14:00 hs, a equipe de vendas é submetida a treinamentos de produtos, treinamentos de técnicas de vendas, ou mesmo treinamento sobre como a própria empresa funciona.

O almoço rola dentro da própria sala de reunião com sanduíches naturebas e sucos naturais enquanto os vendedores escutam a lição do dia. No final uma provinha de avaliação escrita ou oral, individual ou em grupo, avalia o que a turma realmente aprendeu.

É Fato, acredite, se você triplicar o número de horas de treinamento dos seus vendedores, os seus resultados de vendas vão crescer 5x.

Enquanto você fica ai pensando na próxima redução de preços, o líder do seu mercado está estudando.

Então, o que vai ser? Almoço com aprendizado, ou happy hour com os pangarés?

3. RPGs e Simulares de Vendas. RPGs ou Role-playing Games são "jogos de interpretação de personagens" onde os jogadores assumem papéis e criam narrativas colaborativamente. Simulares são jogos que tem como objetivo simular o mundo real.

Eu imploro a você que durante o "Almoço com Aprendizado" ou durante as "Reuniões Semanais ou Mensais de Vendas" você estimule os seus vendedores a pensar sobre as situações que eles vivem no mercado através da criação colaborativa de problemas reais onde cada um assume um papel diferente e simula soluções.

Faça um vendedor assumir o papel do comprador, e tente vender para ele. Faça um vendedor simular conversas telefônicas ou reuniões reais com outros vendedores para que toda a equipe possa aprender as melhores práticas.

Simular a realidade não resolve todos os problemas, mas reduz o risco de quebrarmos a cara na frente do cliente.

4. CRM como ERP da empresa! Apesar de ser uma idéia que tem mais de 20 anos, o vendedor brasileiro continua ignorando a importância de usar um software de CRM (Customer Relationship Management) para gerenciar o relacionamento com os seus clientes.

Enquanto o vendedor fica fazendo "doce" para usar um software de CRM, o CRM vem para tomar conta da empresa e se posicionar como o software principal da gestão dos negócios. O CRM de 2012 integra a visão de Vendas, Marketing, Serviços, Produtos e Clientes (através do Social CRM) em um único console fácil de usar.

O CRM vai deixar de ser apenas um software para cadastro de clientes ou registro de oportunidades de uso exclusivo do vendedor, e vai ocupar o espaço que merece no centro de toda a operação das empresas que acreditam que o cliente é o centro de tudo.

Vendedor, ACORDA!!!

5. O Vendedor precisa ensinar o cliente a comprar. Vendedor pangaré acha que o cliente não está comprando por causa do preço. Vendedor inteligente sabe que o cliente não está comprando porque ele não sabe como comprar, e consequentemente, vender o peixe internamente.

Olhe para você mesmo. Quanto tempo levou para você comprar o seu último apartamento? Pense sobre as razões que o levaram a demorar para fechar o negócio. Além de disponibilidade de caixa, é claro, eu imagino que você tenha demorado para fechar o negócio porque precisava de diferentes informações para fechar.

Na grande maioria dos casos, os clientes estão buscando essas informações sozinhos. O vendedor raramente ajuda em alguma coisa.

Em 99% das compras, o seu cliente deixa de comprar ou atrasa o fechamento do negócio porque ele não sabe como comprar. Ele não sabe como montar um "case" para mostrar para os colegas e o chefe. Ele não sabe o que vai fazer com a base instalada. Ele não sabe como vai treinar os funcionários para tirar o melhor proveito da novidade que você está vendendo.

Em 2012, os vendedores precisam educar os clientes sobre como comprar. Caso contrário, o vendedor vai ficar esperando 12 meses até o cliente aprender a vender o peixe internamente.

6. Vendedor importa, e muito! Diferentes pesquisas mostram que a "Experiência de se Relacionar com o Vendedor" corresponde a 53% da razão porque o cliente é fiel a uma empresa, um índice muito superior a própria marca da empresa, a qualidade do serviço, a entrega etc. Em outras palavras, como você vende é muito mais importante do que aquilo que você vende.

Entretanto, o próprio vendedor - apesar de se achar importante, na prática não pratica isso. Ele ainda acha que o preço, a entrega, o atendimento, a marca, a propaganda e o escambau são mais importantes do que o trabalho que ele faz.

Em 2012, ACREDITE que os maneirismos do vendedor, a sua maneira de falar, a sua maneira de andar, a sua maneira de apertar uma mão, a sua maneira de fazer follow-up em uma reunião, a sua maneira de tomar notas em uma reunião, a sua maneira de dizer bom dia, a sua maneira de apontar tendências e indicar direções pode fechar uma venda, ou pode matar uma venda.

Vendedor importa, e muito!

7. A Revolução das Redes Sociais. Nesse momento eu tenho 3.153 contatos de primeiro grau na Linkedin, e 850 mil contatos de segundo grau! Os contatos de segundo grau são as pessoas que conhecem as pessoas que me conhecem. Sabe o que isso quer dizer? Que eu tenho milhares de oportunidades de negócios com pessoas que poderiam me conhecer a partir de uma apresentação de um amigo.

Linkedin, Facebook, Twitter são incríveis armas de vendas para prospecção de novos negócios.

Tá precisando ser apresentado para alguém na Petrobrás? Te asseguro que alguém que conhece alguém que conhece você sabe te indicar os caminhos.

Se você tem presença nas redes sociais, você não precisa perder o seu tempo ligando para pessoas que nunca ouviram falar de você.

Em 2012, utilize de verdade a sua rede de relacionamentos para alcançar pessoas e fazer negócios.

Não ignore as redes sociais. Um dia elas vão ignorar você e ai será tarde demais.

8. Negociação é para quem tem nove seguidores no Twitter. "Como negociar" e "Como marcar reuniões com o cliente para falar da empresa" são conceitos obsoletos que não fazem mais sentido no Século 21.

Curiosamente, as mesmas pessoas que se preocupam em dominar uma negociação de vendas são as mesmas pessoas que tem nove seguidores no Twitter - se tiver algum.

Em 2012 a abordagem do vendedor tem que ser completamente diferente dessas abordagens-pilantras.

Ao invés de se preocupar em interromper o cliente, o vendedor tem que fazer o cliente tropeçar nele quando estiver procurando por informações para tomar decisão.

Em 2012, levante um blog. Um blog onde você compartilha a sua filosofia de vendas sobre como tratar os clientes. Um blog onde você acrescenta vídeos-testemunhais com os clientes. Um blog onde você publica posts sobre questões relevantes para o cliente. Um blog onde você publica artigos sobre experiências pessoais vividas por você. Convide os clientes a visitar o blog, e interaja com eles durante as visitas.

9.Faça alguma coisa de impacto pela sua indústria. Eu conheço trocentos vendedores que trabalham há décadas na mesma indústria, e nunca fizeram nada de impacto por ela. O cara trabalha há décadas vendendo serviços gráficos e nunca foi capaz de participar de uma reunião sequer dentro da associação de empresas gráficas para brigar por alguma mudança que considera importante.

Vá além do trabalho café com leite de todos os dias, e provoque algum impacto social na sua indústria!

Qual é a opinião de pessoas influentes na sua indústria sobre você? Qual é a opinião de jornalistas influentes na sua indústria sobre você? Qual é a opinião do chefe do seu chefe sobre você? Qual é a opinião dos seus colegas-vendedores sobre você? Qual é a opinião de mil pessoas sobre você?

Em 2012 faça alguma coisa de relevante com todo o conhecimento que você adquiriu trabalhando no seu mercado. Monte um curso, ajude os novatos a se capacitar, ajude a criar empregos, mude alguma legislação, participe e provoque conversas que podem mudar para sempre o seu mercado.

10. Compre um iPad! O Tablet é o computador oficial do Vendedor. Joga fora o netbook e compre um iPad! Agora!

Nenhum cliente que eu conheço topa assistir presentation de produto via notebook, mas via iPad todos assistem.

Com o iPad o cliente não tem que esperar o netbook dar o boot, o vendedor se encontrar no windows, blá blá blá; apertando dois botões, o vendedor tem a presentation pronta para rodar.

Com o iPad, o vendedor - mesmo voando de classe econômica e no meio de dois Jô Soares, consegue trabalhar tranquilo editando e-mails, lendo planilhas, documentos e muito mais.

Além do mais, existem dezenas de aplicativos fantásticos para turbinar a produtividade de um vendedor. Os apps de CRM são incríveis, os apps de web palestras são animais, os apps de redes sociais são simplesmente maravilhosos, enfim, a vida do vendedor vai se transformar ao usar um iPad.

2012 é o ano dos tablets, adote um, agora!

11. Toda a inovação do mundo não substitui os fundamentos! Existem cinco atividades fundamentais que todo vendedor deve fazer independente de qualquer mudança de mercado:

(1) Prospecção, se você não quiser passar por picos e vales, tem que prospectar clientes todos os dias. Todos os santos dias!

(2) Faça perguntas incríveis, perguntas provocativas, perguntas reflexivas, perguntas objetivas, perguntas novas, domine a arte da entrevista, seja um questionador por natureza.

(3) Crie Planos, planos diários de trabalho, semanais, mensais, trimestrais e anuais, com números, nomes de clientes, quantidades de produtos que você tem que vender, visitas que você tem que fazer, apresentações que você tem que realizar, cursos que você tem que fazer.

(4) Faça Networking, compareça aos eventos do seu mercado, aos eventos da sua empresa, aos eventos do seu condomínio, compareça a todos os eventos que você puder, vende quem aparece.

(5) Estude os produtos e os clientes, quanto tempo você investe estudando sobre os produtos e os clientes? Quais são as necessidades reais dos clientes? Como cada produto pode beneficiar de verdade os clientes?

12. Curve-se perante os Deuses das Vendas! Digas com quem andas que direis quem és! Quantas vezes você foi almoçar com o cara que bate todas as metas na sua empresa? Você segue os seus vendedores preferidos no twitter e facebook para saber o que eles fazem para ser quem eles são?

Todos nascemos vendedores, vendas é uma habilidade humana. Entretanto, evolui mais rápido quem continua estudando e afiando essa habilidade natural que todos nós temos. Evolui ainda mais rápido aqueles que seguem os passos dos caras que comprovadamente atingem grandes resultados.

Quer se tornar O cara? Cola no CARA!


2012 promete ser um grande ano para o Brasil. Um cheio de desafios e oportunidades para quem trabalha duro. Um ano em que continuaremos a viver um período de grandes transformações econômicas, sociais e tecnológicas. Abra os seus olhos, o coração e a mente. Deixe as mudanças tomarem conta de você!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!