terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Timeline do Facebook: dicas e truques de como usar os novos recursos do site

Vídeo - Introducing Timeline -- a New Kind of Profile




Tem dificuldades com a nova interface do Facebook? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a se familiarizar com a Timeline
 Caio Carvalho

Há alguns meses, Mark Zuckerberg e sua equipe mostraram a nova cara do Facebook durante uma apresentação no F8, evento que reuniu cerca de 2 mil pessoas em São Francisco (EUA). A plateia, que contou com desenvolvedores e também membros da imprensa local e internacional, acompanhou o lançamento do novo formato, que representou uma das maiores alterações do serviço desde o seu início. Nascia assim a "Linha do Tempo", ou no inglês, "Timeline".

A novidade, de acordo com a empresa, veio para que os usuários sejam capazes de recuperar, com muito mais facilidade, experiências passadas. Pela nova interface, cuja inspiração veio das antigas caixas de fotografias e documentos guardados em sótãos ou porões, as pessoas podem acrescentar itens do presente e até mesmo do passado. Tudo isso para expressar quem você é.

Mas essa não foi a única mudança notável da Timeline, que foi disponibilizada para todos os usuários na última quinta-feira (15/12). 

Se você ainda tinha dúvidas sobre como utilizar os novos recursos e ferramentas, não precisa se preocupar! Montamos um tutorial que mostra como tirar vantagem de tudo o que passou a ser oferecido.

 Novos recursos

As novas ferramentas são bem diferentes das versões anteriores do Facebook. A Timeline apresenta uma forma digital de todo o conteúdo da sua vida, do nascimento até o presente, através de posts no mural, fotos, anúncios e eventos.

Talvez a característica mais visível seja a possibilidade de adicionar uma foto no topo da página, como se o seu perfil fosse o template de um blog ou diário virtual. Com isso, todos os avatares adotam uma forma padrão de tamanho, nesse caso a quadrada. Se você quiser personalizar a sua página, aproveite para conhecer alguns sites feitos especialmente para quem busca imagens bem legais para sua Timeline.

A Linha do Tempo também está dividida e mais organizada: duas colunas mostram os vídeos, fotos, amigos e atualizações mais recentes para facilitar a visualização dos demais usuários. Além disso, outra função adicionada ao novo Facebook são os mapas, onde é possível marcar os lugares que você já visitou, em todo o mundo.

Quem quiser acompanhar as últimas atualizações na Timeline, pode optar pela ferramenta "Registro de Atividades", que funciona como uma espécie de banco de dados de todo o conteúdo visto, postado, comentado e utilizado pelo usuário e seus amigos.

O novo profile do Facebook: Timeline.  

O que eu posso fazer na nova Timeline?

Você ativou sua Linha do Tempo. E agora, o que exatamente fazer com ela?

A forma mais rápida e fácil de você acessar todas as informações já postadas na sua Linha do Tempo é através da divisão dos assuntos pelos meses do ano, desde a sua entrada na rede social. Ela fica à sua direita, no topo da tela.

Já a barra de menu, que fica logo abaixo da sua foto, tem diversos recursos. Na opção "Evento Cotidiano", que fica localizada tanto no topo da página ao passar o mouse quanto no início dos posts no seu mural, você verá algumas categorias. A primeira envolve trabalho e educação, onde é possível adicionar experiências profissionais, estudos, trabalho voluntário e até o serviço militar (no caso dos homens) realizados no passado.

Já em "Família e Relacionamentos", além das atualizações de status amorosos, agora é possível acrescentar eventos como o nascimento do seu filho, adoção de algum bicho de estimação ou escrever opiniões sobre a perda de um ente querido.

Em "Evento Cotidiano" existe a categoria "Saúde e Bem-Estar", que oferece a oportunidade de contar a amigos sobre cirurgias, doenças que você tem ou já teve, uso de óculos ou lentes de contato e até se você quebrou algum osso na infância.

Em "Habitação", você pode marcar se comprou ou se mudou de uma casa, se mora com algum amigo ou companheiro, entre outras opções. Por fim, em "Viagens e Experiências", como o próprio título sugere, é onde você vai contar todos os pontos, rotas e lugares de viagem já feitos em sua vida. Além disso, há a opção para adicionar hobbies, novas línguas, conquistas ou se você possui piercings e tatuagens.

Caso alguma situação não se encaixe em nenhum dos tópicos citados, o Facebook permite a criação de um novo evento, a fim de que você possa contar detalhes do que aconteceu. Ao adicionar um novo evento, o pop-up de uma janela vai aparecer para que você complete com fotos e informações sobre acontecimentos passados.

Se quiser manter os seus eventos privados para seus amigos, clique no menu drop-down na parte inferior da janela para definir o seu nível de privacidade preferido, bem como selecionar apenas os seus amigos. Nessa ferramenta você também pode incluir grupos relevantes ou configurar uma opção personalizada.

Para adicionar eventos diretamente da Timeline, basta que você posicione o cursor sobre a linha azul que separa as duas colunas do seu perfil, e clique no botão "+" para adicionar os fatos que desejar. Já para minimizar ou destacar algum evento na sua Linha do Tempo, clique em uma estrelinha no topo de cada postagem e personalize suas publicações. O mesmo acontece com a exclusão ou edição de posts, localizados num botão, também na parte superior de cada janela.

Menu interativo separa todo o conteúdo por data, para facilitar busca.   


Privacidade

 Algumas pessoas criticaram o recurso Timeline já que, ao encorajar os usuários a preencher seus respectivos perfis com o máximo de dados possível, a empresa vai capturar mais informações do internauta. Outras pessoas expressam preocupações de que agora é mais fácil descobrir mais sobre uma determinada pessoa. Há ainda quem vai mais além: os recursos adicionais sobre dados pessoais dos membros podem incentivar o roubo de identidade.

De fato, nunca esteve tão fácil "xeretar" e saber da vida de alguém com a nova Timeline. Algumas informações, que antes poderiam ser facilmente bloqueadas pelos usuários e não ficavam visíveis para todos, hoje já não estão mais tão escondidas assim.

Basicamente, as ferramentas de privacidade do Facebook continuam as mesmas, e você pode acessá-las (e alterá-las) clicando na opção "Configurações de Privacidade", no topo da página. Se ainda assim você não se sente tão confortável com a nova Timeline, nós do Olhar Digital organizamos algumas dicas de segurança que podem te ajudar a ter mais privacidade na Linha do Tempo. Para acessá-las, clique aqui.

E se eu ainda não possuo a Linha do Tempo?

A Timeline enfrentou uma série de contratempos desde seu anúncio. A princípio, seria lançada em setembro, mas grande parte dos internautas tiveram de aguardar até agora para obter a atualização dos recursos que, segundo a empresa, estará disponível em breve para todos os usuários - mesmo com o lançamento oficial, alguns membros ainda não possuem as novas ferramentas instaladas.

Mas se você não quiser esperar, já existe um pequeno atalho que ativa instantaneamente a Linha do Tempo no seu perfil. 

Quer saber mais sobre isso? 

Clique aqui para acessar um rápido tutorial e então deixar o Facebook com a sua cara!

Fonte: Olhar Digital - Uol