quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ogilvy ensina como criar anúncios que vendem

A Ogilvy e Mather já criou um valor de mais de $1.480.000.000 em anúncios e gastou $4.900.000 monitorando os resultados das publicidades criadas. 

 
 
O Resultado disso tudo foi a criação de uma cartilha com 38 dicas entitulada How to create advertising that sells, que foi publicado no Update or Die.
Trago aqui 5 dos 38 pontos que são importantes para as empresas pensarem quando for fazer algo de publicidade:
  1. A mais importante decisão
    Posicionamento é a mais importante decisão pois irá definir como os clientes irão perceber o seu produto/serviço ou empresa e também seus concorrentes. O exemplo dado na pesquisa é quanto a Dove, perguntando se ela deve se posicionar como um produto para peles secas ou que realmente deixa sua mão limpa?
  2. Quais são os benefícios?
    Na hora de decidir comprar algo sempre se leva em conta os benefícios que essa comprar irá trazer em geral ou em relação aos concorrentes. Então deixe bem claro os benefícios pois esse será um dos fatores decisivos de compra. Na pesquisa é falado no que você deve prometer ao cliente. Não gosto da palavra prometer pois parece que você pode não cumprir, prefiro a ideia de qual valor você irá entregar para o cliente.
  3. Anúncio feio não vende
    A qualidade do seu anúncio será totalmente relacionada a qualidade do seu produto/serviço ou empresa. Faça um bom investimento para render o retorno esperado, economizar demais e acabar saindo algo amador irá acabar prejudicando a sua imagem e só irá trazer prejuízo. Encare como um investimento, dependendo de quanto e como você invista terá o seu retorno, e não como um custo.
  4. Segmentação psicológica
    Um erro que é comum cometer é segmentar  seu público alvo por idade ou geografia. A Ogilvy mostra que o ideal é segmentar por perfis psicológicos. O exemplo colocado é o da Mercedes, com o seguinte perfil: “não-conformistas, que zombam do “símbolo de status” e rejeitam apelos para enganar o esnobismo”. Encontramos vários exemplos de pessoas com idades e localização bem diferentes que possuem o mesmo perfil psicológico, segmentar pelos atributos errados poderá gerar um anúncio com um foco errado.
  5. Inove
    Cada dia vemos que esse ponto é mais importante em qualquer setor dos negócios e nesse não poderia ser diferente. Temo acesso a tantos anúncios e informações por conta da Internet, Smartphone, além da própria TV, Rádio e impresso, que precisamos cada vez mais criar anúncios notáveis para se destacar e prender a atenção do consumidor. Quem fala muito bem sobre criar coisas notáveis é o livro A Vaca Roxa do Seth Godin, uma boa dica de leitura.
Fonte: Inovação e Negócios   Por