sexta-feira, 30 de julho de 2010

Internet, este imenso palanque virtual

Poucos minutos após o término da partida entre Espanha e Holanda na final da Copa do Mundo, o ex-jogador Romário, com sutileza paquidérmica, publicou um tweet anunciando uma novidade e dando o tom do novo assunto a tomar conta das rodas de conversa após a Copa.
Por: Alexandre Inagaki

Romário provando que timing é um de seus pontos fortes.
Romário provando que timing é um de seus pontos fortes.

Este será o primeiro ano em que redes sociais serão fartamente utilizadas em campanhas políticas. Mas se engana quem acredita que a internet será um território sem regras, nas quais socos, joelhadas e ofensas virtuais poderão ser desferidos a torto e a direito. Saiba que, sim, conforme foi informado pela Justiça Eleitoral, você tem toda liberdade de apoiar os seus candidatos prediletos nesta eleição usando blogs, redes sociais como Twitter ou Facebook e e-mails. Porém, há várias regras a serem cumpridas:
- O anonimato é totalmente proibido. Ou seja, posts devem ser devidamente identificados;
- Fique atento com os comentários. Um blogueiro pode ser multado e ter seu site retirado do ar caso ofensas e acusações sem provas sejam publicados nos comentários de um post;
- Qualquer site que não seja mantido por um partido está proibido de veicular banners de propaganda política;
- O moderador de uma comunidade, criada no Orkut, Facebook ou qualquer outra rede social será o responsável por todos os textos que forem publicados naquele espaço. Ou seja: se você pretende criar uma comunidade apoiando um candidato, não deixe de moderar todos os tópicos e discussões que rolarem por lá. Caso contrário, você está sujeito a punições como multas que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil.
- O Tribunal Superior Eleitoral implementará o direito de resposta a um candidato que se sinta prejudicado nos meios virtuais. Porém, a legislação não especificou ainda como isso será feito, por exemplo, no Twitter. Caso um candidato ganhe direito de resposta no perfil de um twitteiro, este será obrigado a publicar em sua conta um tweet pré-redigido pela equipe do político supostamente prejudicado? Taí algo que estou curioso para ver se realmente acontecerá.

Comentário tuitado por Alex Primo, professor, pesquisador de cibercultura e blogueiro.
Comentário tuitado por Alex Primo, professor, pesquisador de cibercultura e blogueiro.

De qualquer modo, um fato é certo: a internet terá um papel importantíssimo nestas eleições. Também como veículo para campanhas eleitorais, mas sobretudo como meio de informação. Já indiquei anteriormente sites como Voto Consciente e Congresso em Foco como fontes preciosas para quem deseja se informar sobre os candidatos a estas eleições. Além disso, o próprio site do TSE possui o registro online de todos os candidatos em 2010. Cada ficha possui informações como grau de instrução, declaração de bens e certidões criminais de cada postulante a algum cargo nestas eleições; dados fundamentais para quem realmente leva a sério seu dever e direito de votar.

Quem disse que o Brasil não tem seu Barack Obama?
Quem disse que o Brasil não tem seu Barack Obama?

Em uma democracia, é lógico que estamos sujeitos a toda espécie de candidatos, em especial os folclóricos. O blogueiro Humberto Oliveira elencou, ao consultar o site do TSE, uma série de celebridades e sub-celebridades que, bem ou mal intencionados, resolveram seguir a carreira política. Dentre eles, destacam-se figuras como Tati Quebra Barraco, Mulher Melão, Tiririca e Reginaldo Rossi. Que concorrem, diga-se de passagem, com boas chances de serem eleitos, mais pela fama e reconhecimento do que pelo apelo ideológico de suas propostas. Vide os números disponibilizados online (e atualizados em tempo real) pelo TVoto, aplicativo integrado ao Twitter que permite que qualquer eleitor submeta suas intenções de voto. Segundo os números desta manhã, os dois candidatos a Deputado Federal mais populares até agora são Gabriel Chalita (ex-secretário de Educação e autor de mais de 50 livros) e Franco Finato Scornavacca, melhor conhecido pela alcunha de “Kiko do KLB”, vocalista daquela singela boy band brasileira.

TVoto.com.br, pesquisa online por meio de um aplicativo de Twitter.
TVoto.com.br, pesquisa online por meio de um aplicativo de Twitter.

Em 1986, quando ainda não podíamos eleger o Presidente da República, escreveu o poeta Glauco Mattoso: “Eleição direta/ tira do proleta a chance/ de tirar da reta.” 24 anos depois, o poema ainda mantém-se atual: a responsabilidade pelos governantes e congressistas que decidem os rumos desta nação está nas mãos de quem os elege. E, por mais que certos candidatos transformem a Política em motivo de escárnio, o fato é que nunca tivemos tantos meios de nos informarmos decentemente sobre quem merece ou não nossos votos. Sites como Vote na Web, além de disponibilizarem dados sobre a atuação dos atuais deputados e senadores, também oferecem espaço para a discussão de projetos de lei que serão aprovados ou não pelo Congresso Nacional. Atente-se, pois, para o fato de que a internet não serve apenas para fazer downloads ou bisbilhotar vidas alheias. E procure, por favor, votar de forma consciente.