quinta-feira, 29 de julho de 2010

Web 2.0 deve ser prioridade no ambiente de trabalho, diz analista

Nas empresas, as ferramentas web são fundamentais e e os funcionários precisam ser treinados para aproveitar os recursos de colaboração.
 
 
Os principais executivos de TI das empresas (CIOs) devem perceber que a Web 2.0 não é apenas uma ferramenta para atrair empregados da Geração Y e que ela deve ser uma prioridade no ambiente de trabalho.
O analista da Ovum Steve Hodgkinson trabalhou com um grupo de líderes de TI em Sydney nesta semana e explicou por que a Web 2.0 está se tornando mais integrada entre as organizações e mudou o modo como as pessoas trabalham. “Muitos argumentos em relação à Web 2.0 centralizam a ideia de uma nova geração na ambiente de trabalho, mas não é isso. Um dos mitos é que ‘coisa para as pessoas jovens’, e isso não é verdade. O que você observa é que o melhor uso da tecnologia é feito pelas pessoas mais velhas”, afirmou Hodgkinson.
O especialista alerta que os funcionários devem ser treinados para ferramentas da Web 2.0, como Twitter e Facebook, para que a adoção em massa possa acontecer.
“A maior mágica da Web 2.0 é que os internautas descobrem coisas novas por acidente. As pessoas se enganam ao pensar que a equipe não precisa de treino para utilizar essas aplicações. Se não houver nenhum treino, a regra geral mostra que 1% das pessoas contribuem ativamente enquanto 90% fica boiando.”
Hodgkinson também disse que uma nova abordagem é necessária para se ter sucesso no ambiente de trabalho com a natureza colaborativa da Web 2.0.
“É tudo sobre padrões de comportamento. Utilizar essas tecnologias significa que as pessoas terão de mudar a forma como trabalham e a natureza da colaboração. Se trata de começar a utilizar e ter uma boa razão para mudar o comportamento delas. Se trata de mudar pequenos hábitos. Deve haver algo para motivá-las a voltar a utilizar regularmente.”
Ele também alertou aos CIOs para abordar a distribuição de ferramentas da Web 2.0 sem focar em um retorno do investimento e, ao invés disso, dar ênfase no entusiasmo, que é essencial. “É mais importante se integrar porque a evolução é construída com base na colaboração do projeto. É mais importante criar paixão do que criar estrutura.”
(Lisa Banks)
Fonte: IDG NOW-UOL