sábado, 31 de julho de 2010

Novos programas ajudam a unificar as redes sociais

Foi-se o tempo em que o e-mail, blog e Orkut eram as únicas ferramentas de relacionamento entre os internautas. Hoje, com a popularização do Facebook e do Twitter, vários outros canais foram lançados, criando o conceito das redes sociais. Hoje, milhões de pessoas postam textos, frases curtas, fotos e vídeos.
 
Não demorou muito para que fossem criados dispositivos que permitissem publicar o mesmo conteúdo simultaneamente em vários locais diferentes.

Hoje, em vez de acessar diretamente Twitter, Facebook, Flickr e MySpace, é possível utilizar um único aplicativo que permite mandar o mesmo conteúdo para essas e outras redes. Alguns dos mais populares e práticos são o TweetDeck, Yoono, Hootsuite e Flock. O primeiro é um programa, que precisa ser instalado no computador, enquanto o segundo é um plugin. Os demais são páginas da internet, acessados pelos navegadores sem serem instalados na máquina.

Entre as redes sociais e plataformas incorporadas por estes programas estão Twitter, Facebook, Linkedin, Myspace, Foursquare e Google Buzz. Eles também trazem algumas funcionalidades que facilitam ainda mais a navegação, como encurtador de url, auto preenchimento, multiplas colunas e agendamento de envio de mensagem, sem falar nas ferramentas de busca.

Estas últimas, aliás, têm atraído a atenção de empresas e entidades, que precisam avaliar como seus nomes e marcas são comentadas na internet. Não por acaso, o número de ações de marketing nessas comunidades têm sido cada vez maior.

Smartphone

Para quem está cada vez mais conectado em novas tecnologias e não larga do smartphone, uma boa notícia: todas estas plataformas têm versões especiais para o aparelhinho. O que é uma estratégia para o futuro. “Em breve, os smartphones irão superar os computadores em número de acessos. E a maior parte das pessoas acessarão as redes sociais por outros meios, fora de casa ou do trabalho”, comenta Hiran Eduardo Murbach, sou analista de redes sociais do Raio Brasil, um projeto do Sebrae para Lan Houses. 

Murbach explica que o uso destas plataformas já começaram a mudar a forma de as pessoas se relacionarem com a internet. “Estar nas redes sociais está cada vez mais deixando de ser uma opção, para se tornar uma necessidade. Existem cada vez mais redes sociais, e mais segmentadas. E essas plataformas começam a se tornar essenciais”.

Com tantas opões de “unificadores”, qual escolher o melhor? Murbach lembra que os aplicativos são mais pesados, enquanto os navegadores são mais leves. “Não há um melhor ou pior. É preciso ver como o usuário se adapta com eles, pois uns são melhores que outros para determinados tipos de trabalho”.