sexta-feira, 23 de julho de 2010

O que os quadrinhos podem nos ensinar sobre BLOGS e mídias sociais.

Marketing de blogs e conteúdos em mídias sociais: Algumas lições que os quadrinhos podem nos ensinar. Sim, gibis, HQs, quadrinhos, Comics, enfim, você saberia dizer quais possíveis comparações estas leituras podem ter com as mídias sociais? Como podem contribuir com a forma a qual nos comunicamos através das redes sociais?

Toda a série inclui 10 dicas (separadas em duas dicas por semana). Citando sempre como fonte, (a qual traduzi e adaptei para uma melhor compreensão dos leitores), veio de um blog de fora do Brasil, muito bem conceituado e que traz periodicamente publicações importantes para o mercado internacional de mídias sociais:  “Chirg.com The Business of Blogging and New Media”. Vale a pena assinar seu RSS.
“Eu quase chamei esse artigo de “Tudo que sei sobre blogs aprendi com os quadrinhos” mas estava com receio que muitas pessoas iriam entender isso ao pé da letra. Na realidade, isso poderia ser verdade. Minhas leituras de quadrinhos só me lembram dos heróis musculosos, indivíduos de equipes de heróis super poderosos e vilões que lutam com seus raios laser contra o crime”
1. Construir o Desejo e se Antecipar – Os quadrinhos entendem como trazer interesse, como construir e mantê-lo. Quando se chega ao final de cada capítulo, o que têm lá? Sim, uma deixa para um próximo quadrinho. Quer saber o que acontece em seguida? Aguarde o próximo quadrinho. Os fãs procuram em todas as bancas a próxima edição do quadrinho que estão lendo, devoram, discutem, trocam com amigos, e aí aguardam o próximo. E o próximo, o próximo, e o próximo. Até mesmo quando estão procurando em um antigo arquivo de gibis, como no aplicativo paraiPhone[bb]da Marvel, eles ainda assim colocam o CONTEÚDO em séries e o fazem aguardar. Por que? Nada mais óbvio, isso constrói antecipação e garante que você irá comprar uma parte da série de tempo em tempo.
Lição: Desenvolva uma antecipação com seus leitores, diga ao seu PÚBLICO qual a próxima grande coisa que está por vir (o que alimentará seu feed RSS) mas tenha a certeza que você conseguirá entregar algo conforme prometido.
2. Impacto visual – Metade ou mais que a metade da graça dos quadrinhos está no visual. Na realidade, nem precisam de palavras em muitas de suas passagens para o fazerem acompanhar a série inteira. Artistas de comics são mestres em contar uma história inteira apenas visualmente e fazendo tudo para torná-lo mais compacto possível. Comparado aos que ocasionalmente são sucesso em vendas (Batman, Spiderman) fazem com que o que está escrito se torne realmente interessante e adicione relevância ao que realmente tenha que ser escrito.
Lição: Não pense em grandes trechos de textos. Apimente seu conteúdo com imagens. Invés de tentar descrever tudo, use ilustrações e guias visuais. Isto aprimora o aprendizado e CONSUMO das ideias transmitidas, o que significa que seu conteúdo terá muito mais sucesso.
Pense a respeito, sabe de algum outro ponto onde os dois mundos se encontrem? Compartilhe, deixe seu comentário e terei o maior prazer em dar a devida atenção. Na próxima semana, conversaremos sobre outro tópico importante: Cross-selling e Drama