quarta-feira, 28 de julho de 2010

Grandes marcas ainda são irrelevantes no Twitter, diz estudo

Segundo pesquisa da agência digital 360i, usuários do microblog pouco falam sobre as grandes empresas.“Os usuários do Twitter não estão falando com você ou sobre você. Na verdade, eles mal sabem que você existe”.


 
Essa é a principal conclusão tirada a partir de um estudo conduzido pela agência digital 360i sobre a presença das grandes marcas no Twitter. A pesquisa acompanhou o movimento do microblog durantes seis meses e seus resultados foram divulgados nesta terça-feira (27/7).
Apesar do esforço de marketing promovido pelas empresas dentro do Twitter, as grandes marcas não têm a divulgação que elas esperavam. Segundo o documento, 90% das mensagens que rodam no microblog são enviadas por pessoas de carne-e-osso e apenas 10% vêm das empresas. Além disso, apenas 12% dos textos fazem menção a alguma marca, sendo que a maioria dessas indicações fala do próprio Twitter.
O relatório indica também que apenas 1% dos tweets dos consumidores que mencionam uma marca faz de parte de um diálogo em curso com a própria empresa. Em outras palavras, a maioria das companhias simplesmente anuncia alguma coisa - o oposto de como os consumidores usam o Twitter.
O estudo do 360i indica que as marcas mais mencionadas no Twitter  são (nessa ordem): o próprio Twitter, Apple, Google, YouTube, Microsoft, Blackberry, Amazon, Facebook, Snuggie, eBay e Starbucks. 
No entanto, o relatório indica que as marcas mencionadas tendem a estar lá porque fazem parte do cotidiano dos usuários e não por causa de alguma de marketing feita no microblog.
Estar presente não basta
“Ainda existe a percepção equivocada de que basta as marcas aparecerem no Twitter que as pessoas vão ouvi-las, como acontecia no Facebook alguns anos atrás”, declarou Sarah Hofstetter, VP sênior da 360i, ao site Advertising Age. “O Twitter pode até ser usado como um RSS promocional, mas isso não vai estabelecer uma relação com alguém”.
A boa notícia para as marcas é que quando um consumidor faz alguma menção sobre elas no microblog, normalmente não é para manifestar algum tipo de reclamação.  Apenas 7% das mensagens desse gênero citam alguma empresa de forma negativa; 11% dos tweets falam positivamente e 82% dos comentários são neutros.
Assuntos corriqueiros
Ao final da pesquisa – que analisou uma amostra de 1.800 tweets – Hofstetter ficou espantada ao constatar o quão mundano e pessoal essas mensagens eram: “A esmagadora maioria das pessoas está fazendo aquilo que sempre foi alvo dos críticos do Twitter: elas adoram falar sobre coisas que marcam o seu cotidiano, como o que vai comer na hora do almoço”.
Cerca de 94% dos tweets de pessoas comuns são de natureza pessoal. E a maioria deles – 85% - é original e não re-tweets de outras mensagens. Além disso, o relatório constatou que 43% dos textas começam com o sinal “@”, ou seja, são direcionados especificamente a outro usuário e não aos seguidores em geral de uma conta.
Enquanto empresas como Ford, Dell, Starbucks e Comcast usaram estratégias inteligentes no Twitter, a maioria das outras empresas usa o microblog como uma espécie de mini-assessoria de impresa. Apenas 12% das mensagens de marketing são direcionadas a usuários individuais no ambiente. Ou seja, os empresários ainda veem a ferramenta como um meio para transmitir suas novidades, ao invés de conversar com seu consumidor.
Para visualizar o estudo da 360i, basta clicar aqui (PDF em inglês).