quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Empresas com DNA social tornam-se mais ágeis

Adoção de soluções colaborativas é feita de maneira gradual, até modificar o jeito de fazer negócios dentro da companhia
 


Estudo do Gartner sobre o uso de software social e de colaboração no segmento empresarial mostra que o conceito de collboration ajudará a transformar, nos próximos anos, a maneira como as corporações lidam com o trabalho. As mudanças impactarão de forma radical algumas aplicações tradicionais de negócios na forma como são conhecidas atualmente.
Daqui a quatro anos, aponta a pesquisa, "serviços de redes sociais substituirão o e-mail como veículo primário de comunicação interpessoal para 20% dos usuários empresariais". Mas a grande diferença das aplicações que vão ganhar espaço, ainda segundo o estudo do Gartner, é que elas terão mais o DNA de social solution.
Como o mercado não está acostumado com a nova forma de trabalhar herdada das redes sociais, boa parte das soluções ainda será baseada em demandas de TI, sem contemplar o modelo de social networking propriamente dito. Um aviso aos navegantes: para especialistas do Gartner, apenas 20% desse tipo de aplicação vai vingar, em contrapartida aos 50% das soluções baseadas realmente numa estratégia 2.0.
Os programas de colaboração são atualmente as aplicações empresariais com maior demanda. Em estudo feito neste ano pela IBM com CEOs, 98% deles afirmaram que a inovação por meio da colaboração constituía a principal prioridade das empresas. Outra razão para a adoção está na crescente mobilidade do colaborador. De acordo com a mesma pesquisa, 90% dos funcionários trabalham distante da matriz e 60% estão alocados em lugares diferentes de seus gerentes. Esse é um ambiente ideal para a adoção do modelo colaborativo.
A criação de um DNA de colaboração não acontece da noite para o dia, é necessário um passo inicial e o amadurecimento vem de forma gradual. Na Chemtech, empresa do grupo Siemens, por exemplo, a adoção do conceito começou na intranet em 2006. Em 2008, veio a inserção nas redes sociais propriamente ditas. Hoje, a companhia está presente no Facebook, LinkedIn, Orkut e Twitter.
Esta é a terceira reportagem do especial de colaboração veiculado pelo IT Web. Clique aqui e veja as matérias já publicadas
"Atualmente, todos os 1,2 mil funcionários aderiram, considerando todos os serviços oferecidos", explica Daniele Rivera, líder em comunicação da Chemtech. A executiva lembra que não necessariamente um funcionário usa todos os serviços simultaneamente.
As maiores adesões são para a ferramenta de classificados, a plataforma de sugestões "Fala Chemtecheanos", mural de fotos, intranet e carona online. A atividade colaborativa produz cerca de 50 posts mensais para cada serviço oferecido. As soluções envolvem aplicações que rodam em diferentes ambientes (intranet, internet e celular).
Foi no sentido de viver cada vez mais a realidade 2.0 que a Algar Tecnologia resolveu implantar uma solução de colaboração para azeitar a comunicação entre seus funcionários e clientes. Implementada a partir do software iNotes, da IBM, ela promove a integração de mensagens entregues no celular ou pelo computador.
A infraestrutura completa que funcionará na Algar inclui também comunicação ponto-a-ponto por vídeo e voz, videoconferência e diversas ferramentas de redes sociais via web. Esse formato de colaboração on-line permite o acesso às ferramentas do iNotes, como correio eletrônico, agenda, mensagem instantânea e compartilhamento de arquivos, garantindo mobilidade e flexibilidade aos usuários.
Segundo Luciano Rodrigues, coordenador de serviços de TI da Algar Tecnologia, com a implementação, foi possível preparar a força de vendas para o mundo da colaboração e abrir novas oportunidades nas unidades de negócios. O uso de softwares de integração entre usuários permitiu, de acordo com ele, ser mais inovador e competitivo no mercado.
Fonte: ITWeb